Geral

Páscoa de tradição e fé

Conheça a programação da Semana Santa em Pomerode, que envolve cultos, vigílias, serenatas e intervenções urbanas

2 de abril de 2015

A Páscoa é considerada uma das mais importantes datas do calendário de festividades do mundo cristão. Sua história se relaciona aos três dias que marcam a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Entretanto, muitos estudiosos tentam dar outra interpretação a esse fato, trazendo uma consideração, uma visão menos denotativa à história da ressurreição.

Em uma perspectiva histórica da formação das crenças cristãs, alguns estudiosos apontam que o cristianismo, ao florescer em sociedades marcadas pelo politeísmo e por várias narrativas míticas, acabou incorporando a ideia de imortalidade presente em outras manifestações religiosas. De acordo com os pesquisadores M. Goguel, C. Guignebert, e A. Loisy, a morte trágica seguida do processo de ressurreição vinculada a Jesus em muito se assemelha às histórias de outros deuses como Osíris, Attis e Adônis.

Em Pomerode, a data é de grande destaque e importância. A cidade é nacionalmente conhecida por promover a Osterfest, uma comemoração que começa pelo menos um mês antes da Páscoa e atrai o turismo para a região. Mas a tradição religiosa no município também não deixa a desejar. Com o domingo de Páscoa se aproximando, durante a Semana Santa, as igrejas de Pomerode se organizam para celebrar a data por meio dos tradicionais cultos religiosos. 

De acordo com o pastor Rolf Roeder a Semana Santa é um período especial por remeter a paixão e morte de Jesus. “Realizaremos cultos especiais para a comunidade, durante a Semana Santa. Antigamente, o culto que acontecia nos domingos de Páscoa não era muito frequentado por causa do feriado, mas essa realidade está mudando. Neste domingo, haverá a vigília pascal e acendimento da fogueira, ao final será oferecido um café preparado pelas senhoras da OASE”, conta.
O Padre Almir Negherbon explica que o período denota que a morte de Jesus não foi fruto do acaso, mas resultado do seu amor sem limites por cada pessoa. “Páscoa é vitória da vida sobre a morte. Vitória de Jesus e nossa também. De fato, o Apocalipse o chama de o primeiro a ressuscitar dos mortos para uma vida que não termina. Ele é o primogênito de uma grande família, a humanidade. Abriu-nos a porta da ressurreição e da imortalidade”.

Cultos/Missas – Programação

01/04/2015 

19h30min – Culto em língua portuguesa com Santa Ceia na 
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Testo Central
20h – Quarta-feira – idioma português- com santa ceia – na 
Comunidade Pomerode Centro.

02/04/2015

16h – Quinta-feira – idioma alemão – com santa ceia – na 
Comunidade Pomerode Centro.
19h30min – Quinta-feira Santa – Culto em português com SC e 
lava-pés, na comunidade Cristo Bom Pastor;
19h30min-Missa da Ceia do Senhor-Rito do lava pés. Paróquia 
São Ludgero Centro
20h – Quinta-feira – idioma português- com santa ceia – na 
Comunidade Pomerode Centro – culto de louvor.

03/04/2015

08h- Culto em língua alemã com Santa Ceia na 
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Testo Central
08h – Culto em língua portuguesa com Santa Ceia na 
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Martin Luther
8h30min – Sexta-feira Santa – Culto em português com Santa 
Ceia, na comunidade Wunderwald II
09h – Sexta-feira – idioma português- com santa ceia – na 
Comunidade Pomerode Centro.
09h – Sexta-feira – idioma alemão- com santa ceia – na 
Comunidade Cristo Redentor.
10h – Culto em língua portuguesa com Santa Ceia na 
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Testo Central
10h – Culto em língua alemã com Santa Ceia na 
Comunidade Evangélica Vale do Selke

10h – Sexta-feira Santa – Culto em português com Santa Ceia, 
no Wunderwald Escola.
14h30min – Sexta-feira Santa – Culto em português com Santa Ceia, 
na comunidade Unidos em Cristo.
14h30min – Sexta-feira Santa – Culto em português com Santa Ceia, 
na comunidade Cristo Bom Pastor.
15h – Celebração da Paixão do Senhor+Via sacra encenada +
Oração,Comunhão e Adoração da cruz. Local: coreto da praça 
central.Se chover não terá encenação. Paróquia São 
Ludgero Centro
18h30 – Sexta-feira – idioma português – na Comunidade Pomerode 
Centro – culto de 15 minutos.

04/04/2015

16h – Sábado – idioma alemão- com santa ceia – na Comunidade 
Pomerode Centro – para idosos e pessoas portadoras de deficiência.
19h – Sábado – idioma português- com santa ceia – na 
Comunidade Cristo Redentor.
19h -Celebração da Vigília Pascal Paróquia São Ludgero Centro

05/04/2015

05h30- Culto da Vigília Pascal, na comunidade Cristo Bom Pastor.
05h30 Domingo – idioma português- com santa ceia – na 
Comunidade Pomerode Centro – Vigília Pascal com café da Páscoa.
6h(da manhã) – Culto em língua portuguesa com 
Santa Ceia na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana 
Martin Luther
08h -Missa da Ressurreição Paróquia São Ludgero Centro
09h-Culto em língua portuguesa com Santa Ceia na 
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Testo Central
09h- Culto em língua portuguesa com Santa Ceia na 
Comunidade Evangélica Vale do Selke

Noite de serenata – Quando o relógio bater meia noite no próximo domingo, alguns moradores de Testo Alto, Testo Rega, Wunderwald e Centro receberão a visita dos Stibas. Adentrando as ruas, de casa em casa, os seresteiros abrirão caminho em meio ao orvalho da madrugada para celebrar a chegada da Páscoa. O tocador de acordeon, Peter Riemer, junto com Johann Ehlert no violão e Adalbert Riemer e Sandro Lemke na percussão, devem tocar três músicas em cada residência. Uma para acordar as pessoas da casa, outra para recepção e outra para despedida. De acordo com Peter, a importância da ação é reviver antigos costumes. “Nosso grupo de Stibas tem como objetivo principal manter viva essa tradição que estava sendo esquecida pelas novas gerações. O que nos deixa felizes é poder ver o sorriso estampado no rosto das pessoas que nos recebem, desde crianças até idosos; que recordam com muita alegria dos tempos em que vários grupos de Stibas iam de casa em casa madrugada adentro, trazendo a alegria da Ressurreição de Cristo. O repertório praticamente não muda, a cada ano tocamos as mesmas músicas; em sua maioria, típicas alemãs; com alguns incrementos que decidimos em cima da hora. São 3 músicas: uma para acordar as pessoas da casa, outra para recepção e outra para despedida”, explica.

Intervenção urbana no semáforo da Rua Independência – As intervenções urbanas têm marcado presença na celebração da Páscoa em Pomerode. Primeiro foi a ponte do Centro, enfeitada com peças de tricô, depois, na última semana foi a vez de um grupo de jovens, da Igreja Evangélica Nova Vida Irmãos Menonitas, se posicionarem no semáforo da Rua Independência para se apresentar em um teatro de rua. 

Cada vez que o semáforo ficava vermelho um jovem caracterizado como Jesus Cristo atravessava a rua carregando uma cruz nas costas, enquanto outro segurava um cartaz com os dizeres “Foi por você”. A ação aconteceu debaixo de chuva.
Cerca de 15 voluntários participaram do evento, que inicialmente seria realizado apenas durante a Osterfest, mas seus organizadores decidiram aumentar sua extensão, levando a mensagem a um público maior. 

De acordo com Juliano Bernadino, um dos integrantes do grupo, o objetivo da ação era demonstrar o amor de Jesus Cristo pelas pessoas. “Tivemos a ideia de fazer um pequeno teatro enquanto o semáforo estivesse fechado para mostrar o amor de Jesus Cristo para as pessoas que passassem por ali e convidar para um evento que realizamos no domingo passado”, conta.

A reação do público foi de dois extremos, mas Juliano explica que o grupo já estava preparado para isso. “Sabíamos que poderíamos agradar ou não quem passasse por ali. Muito passavam e davam força, buzinavam fazendo sinal de positivo, outros já não eram tão a favor assim da nossa atitude. Mas duas reações nos motivaram muito, a primeira vendo já a repercussão nas redes sociais, uma moça gravou um vídeo mesmo de longe gostando muito da nossa atitude e segundo sua publicação, ela ficou sem palavras, e disse, ‘O evangelho sem placas de igreja chegando em Pomerode’. Já no sábado um motoqueiro nos perguntou onde estava o rapaz carregando a cruz, então respondemos que naquele momento não haveria aquele teatro, então ele nos respondeu: ‘Deveria fazer de novo, pois foi muito bonito’. Cremos que outros ainda não haviam entendido o nosso propósito com o teatro e entrega de panfletos, pois tentavam nos entregar dinheiro, e este não foi e nem será nosso propósito” explica Juliano.

As próximas apresentações de rua acontecem na quinta-feira, 2 de abril das 17h às 19h e no sábado das 9h às 11h. No domingo de Páscoa o grupo fará uma apresentação musical com dança e pequenas peças teatrais em frente ao teatro municipal, junto a Osterfest a partir das 15h. Os eventos são abertos ao público em geral.

Notícias relacionadas