Geral

Paixão em cores, formas e aromas

Uma flor bela, com traços de formas de encher os olhos, tamanha sua beleza. Desde as mais simples até as mais complexas, existem pessoas que são apaixonadas por essas plantas tão cobiçadas. Dia 22 de junho foi o Dia do Orquidófilo, pessoa que tem como hábito colecionar orquídeas.

1 de junho de 2015

Uma flor bela, com traços de formas de encher os olhos, tamanha sua beleza. Desde as mais simples até as mais complexas, existem pessoas que são apaixonadas por essas plantas tão cobiçadas. Dia 22 de junho foi o Dia do Orquidófilo, pessoa que tem como hábito colecionar orquídeas.

A escolha dessa data é uma homenagem a João Barbosa Rodrigues, que nasceu a 22 de junho de 1842. Engenheiro, naturalista, botânico, taxonomista, Rodrigues foi, durante quase 20 anos, diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, cargo que ocupou até sua morte. Conduziu estudos sobre as orquídeas brasileiras, tendo produzido importantes trabalhos.

Um apaixonado por orquídeas que reside aqui em Pomerode é Rudibert Kohls , de 49 anos. Sua paixão por tais plantas surgiu há seis anos, mas é algo que a sua família já carrega há anos. Minha falecida mãe sempre teve fascínio por orquídeas. Eu acompanhava ela, mas nunca tinha me envolvido completamente. Acho que, com o passar dos anos, acabei conhecendo um pouco mais e passei a ser um apaixonado, como minha mãe também era.

Essa paixão da dona Vera Kohls, mãe de Rudibert, foi conservada durante anos e o filho, é claro, iria acabar descobrindo esse amor. Eu costumava frequentar exposições que tinham em feiras e outros eventos. Até que um dia, decidi que iria comprar uma orquídea. No ano seguinte, eu já queria comprar mais e mais. Até que eu me apaixonei por completo, então comecei a desenvolver essa arte que minha mãe me deixou de herança. E a família inteira já está envolvida com a atividade. Quando comecei, meus filhos não gostaram muito da ideia. Minha esposa sempre me apoiou, e com o tempo, eles também foram adquirindo gosto pela coisa. Hoje eles já sabem, no aniversário ou em outras datas especiais, uma orquídea sempre se fará presente.

Orquídeas apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes (exceto Antártica). Além disso, é possível cruzar as espécies existentes e criar novas. Por isso, é uma planta muito apreciada por seus colecionadores, que chegam a ter milhares de espécies em seu acervo. Para Rudibert, a paixão ainda é nova, mas já compõe uma quantidade invejável de orquídeas. Tenho mais de 300 espécies. Mas ainda quero comprar mais. Tem algumas que desejo muito e vou atrás até conseguir, explica.

Engana-se quem pensa que é só comprar a orquídea e pronto. Na verdade, uma planta como essa precisa de muitos cuidados especiais e uma grande atenção na hora de lidar com sua taxonomia. É necessário alguns cuidados muito especiais. As orquídeas são muito suscetíveis as mudanças de clima. Saber como colocar água, a quantidade necessária, observar as alterações e estar sempre atentos. São pré-requisitos de quem quer ser um colecionador de orquídeas, diz Rudibert. Ele ainda lamenta que durante a semana, não consiga dedicar o tempo que gostaria a elas. Como trabalho, é meio difícil cuida-las durante a semana. Então, minha esposa faz o que é necessário. Mas aos finais de semana, ai não da outra, vou lá no meu quintal, olho, cuido, vejo qual está para florescer, qual precisa de um cuidado especial, qual já está com o vaso cheio. Essas plantas tem um certo segredo, um jeito. A curiosidade me move a fazer essa atividade, conta.

Ser um colecionador de orquídeas pode não ser uma atividade muito barata, mas, segundo Rudibert, há outras formas que não comprando, de se manter a coleção. Muitas delas eu compro, mas hoje em dia, já ganho muitas de presente e também faço trocas com minhas irmãs e outros colecionadores. Se um tem uma espécie que o outro não tem, se faz a troca, assim, todos saem satisfeitos.

Existe uma magia que engloba as orquídeas. O fato de serem bastante variadas cria no dono certa expectativa, que Rudibert explica. Bom, quando se compra uma orquídea, se ela ainda não floresceu você até pode ter uma breve noção de qual flor vai surgir, a expectativa para ver essa flor é muito grande. Então, quando ela floresce é que vem a surpresa. A cor, a textura, algum detalhe que diferencie ela das demais sempre são um motivo de muita felicidade.

Cultivar e colecionar orquídeas já vem sendo considerada em muitos lugares um atividade terapêutica. Isso porque ajuda o ser humano a manter a cabeça ocupada e o deixa mais próximo da natureza. Para Rudibert, não é diferente. É muito benéfico para mim. Gosto muito, é uma atividade legal. Tenho as orquídeas como uma terapia e, inclusive, minha mulher também já tem esta visão. Chega a ser emocionante.

E será que colecionador tem uma espécie preferida? Não tenho uma espécie preferida, mas gosto especialmente daquelas que são bem diferentes, que nos impressionam e saltam aos olhos. Gosto daquelas que são bem coloridas e pintadas, que parecem uma legítima obra de arte.

Uma palavra pode definir o que este colecionador de orquídeas, sente com relação a essa atividade. Paixão. A arte de amar a natureza, em toda a sua beleza, suas formas, suas cores, seus aromas. O contato com estas flores que, para ele, não são apenas mais algumas plantas em seu quintal, e sim, algo a se cuidar e amar, com toda a dedicação de um verdadeiro Orquidófilo.

Notícias relacionadas