Economia

Pagamentos com pix por aproximação começam a ser liberados; Veja como usar

O Pix por aproximação surge como alternativa para quem busca agilidade, funcionando diretamente a partir de carteiras digitais

5 de novembro de 2024

Foto: Reprodução

O Banco Central anunciou na última segunda-feira (4) a disponibilidade do Pix por aproximação para usuários do Google Pay, a carteira digital do Google. O recurso permite realizar pagamentos com o celular, bastando aproximá-lo da maquininha de cartão, sem necessidade de abrir o aplicativo do banco. A medida visa atender uma demanda dos brasileiros por uma alternativa ao uso de cartões, oferecendo uma experiência de pagamento direto e rápida.

Segundo Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, uma pesquisa realizada pela instituição revelou que muitos brasileiros optam pelo cartão devido à praticidade de aproximá-lo da maquininha. O Pix por aproximação surge como alternativa para quem busca agilidade, funcionando diretamente a partir de carteiras digitais como o Google Pay, sem que o usuário precise abrir o app do banco para completar o pagamento.

Para efetuar um pagamento, o usuário precisa apenas aproximar o celular da maquininha de cartão, selecionar a opção Pix por aproximação na tela, confirmar o valor e, então, aproximar o telefone para concluir a transação. Inicialmente prevista para fevereiro de 2025, a nova modalidade já está acessível para alguns clientes, incluindo correntistas do C6 Bank, PicPay e Itaú, desde que tenham vinculado suas contas ao Google Pay.

A implementação da funcionalidade ainda está sendo realizada gradualmente, e alguns lojistas e máquinas de cartão devem receber a atualização nas próximas semanas. No entanto, a expectativa do Banco Central é que a nova forma de pagamento esteja disponível para todos até fevereiro do próximo ano.

Além disso, negociações com a Apple e Samsung estão em andamento, e o Banco Central trabalha para estender a funcionalidade do Pix por aproximação para as carteiras digitais Apple Pay e Samsung Pay.

Notícias relacionadas