Geral

Orientadora Pedag. do Centro Educ. Noss. Senh. de Fátima ?Meta Grigull? visita a Escola

Orientadora Pedagógica do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima ?Meta Grigull? visita a Escola da Ponte, em Portugal

6 de maio de 2009

Orientadora Pedagógica do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima “Meta Grigull” visita a Escola da Ponte, em Portugal

C.E.I.M. Nossa Senhora de Fátima

Atuo há quase um ano no “Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima” e tive o privilégio de, no mês de março passado, visitar uma escola cuja proposta é totalmente diferente do tudo que conheço e que se destaca pelos resultados positivos no cenário nacional.
O nacional, no caso, é Portugal. A Escola da Ponte tornou-se conhecida entre os meios educacionais, principalmente após a publicação do livro do escritor brasileiro Rubem Alves: “A Escola com que sempre sonhei sem imaginar que existia” (2007).
Após leituras diversas sobra a escola e contatos com o próprio criador da mesma: José Pacheco, o desejo de ver in loco o funcionamento de tudo isso, aumentava. É como ouvir uma orquestra!
Por duas semanas estive na escola, vendo alunos de idades diferentes estudando, pesquisando, realizando atividades em pequenos grupos dispostos num grande espaço com mesas e cadeiras em volta, no maior silêncio, ao som de música ambiente. Sem séries, sem provas, sem tensão. Vários professores circulando, atendiam os grupos quando sua presença era solicitada.
Chamou-me especial atenção a atitude de respeito em ouvir e fazer-se ouvir entre alunos e professores. A responsabilidade pelo bem-estar do grupo era assumida por todos e as decisões tomadas democraticamente. O resultado? É a formação de um cidadão democrático, autônomo, mas não individualista, que sabe respeitar o próximo e que tira as melhores notas nas avaliações nacionais.
Que Deus abençoe essa escola e que nós possamos imitá-la em tudo que nos for possível.

Notícias relacionadas