Orbitato completa cinco anos
A história do Orbitato inicia em outubro de 2007, compreendendo a necessidade e as possibilidades de uma educação criativa que faz sentido diante da capacidade de transformação da indústria, e da necessidade de alimentar essa capacidade de criação. Nesses cinco anos, completados no final de outubro, o Orbitato vive um amadurecimento rápido e um reconhecimento importante.
A história do Orbitato inicia em outubro de 2007, compreendendo a necessidade e as possibilidades de uma educação criativa que faz sentido diante da capacidade de transformação da indústria, e da necessidade de alimentar essa capacidade de criação. Nesses cinco anos, completados no final de outubro, o Orbitato vive um amadurecimento rápido e um reconhecimento importante como uma das principais escolas de pensamento criativo da América Latina.
O Orbitato está localizado em Pomerode, cercado de um parque fabril muito fértil, responsável por uma importante produção de porcelana, vidro, metal-mecânica, e no centro da indústria têxtil catarinense. Hoje no Brasil, a indústria têxtil representa o terceiro maior empregador do país, e a última cadeia têxtil completa do ocidente. Isso quer dizer, que o Brasil é autossuficiente deste a produção de fibras para os tecidos até a comercialização das roupas produzidas. Segundo o Estudo Prospectivo Setorial, elaborado em 2008 pela ABDI, que visualiza o futuro da indústria têxtil, a intenção é que até 2023 o setor aumente sua competitividade e coloque no mercado produtos autorais e com identidade brasileira. Para alcançar essas metas e sobreviver na economia do conhecimento, essa indústria precisa de uma educação muito forte atrelada ao processo produtivo.
Compreendendo muito bem o seu entorno, o Orbitato aposta em uma pedagogia que alia técnica e criação, e possibilita que os estudantes reflitam sobre suas verdades pessoais e consigam perceber outras realidades. Professores que têm um trabalho muito bem fundamentado e que vivenciam a realidade do mercado são convidados para conduzir as aulas das oficinas e dos cursos de pós-graduação que acontecem o ano inteiro. “Fazemos com que os projetos passem a ser realidade e os trabalhos deixem de ser hipótese e passem a ser verdade”, explica Celaine Refosco, diretora do Orbitato, sobre o sistema educacional que o espaço oferece.
De 2007 até agora o Orbitato já formou cerca de mil pessoas em suas oficinas. A maioria dos participantes são profissionais que atuam no mercado e voltam para os seus ambientes de trabalho com condições de avaliar sua realidade e atuar sobre ela. O Orbitato recebe hoje nas turmas de pós-graduação em Direção de Criação para Design e Moda e Excelência Modelagem Têxtil, alunos que atuam na indústria de Santa Catarina e de outros estados brasileiros, do Rio Grande do Sul a Minas Gerais.
O resultado do trabalho do Orbitato tem dado ao instituto reconhecimento além das fronteiras do país, e parcerias com empresas como a Altenburg, Renux View, Green Valley, Ferri Couros, a Copa e Cia. e a Real Studio. Desde 2011, é a única escola não européia a participar da Heimtextil em Frankfurt, a principal feira têxtil do mundo. Em março deste ano, Celaine foi a representante brasileira de uma importante mesa de observação de tendências que aponta os caminhos para a produção têxtil de home wear. O trabalho resultou no caderno Trends 2013/2014, que foi lançado no segundo semestre desde ano.
Nação criativa
Reafirmando-se como um ambiente de ensino. O Orbitato inaugurou, em julho deste ano o Estúdio Orbitato, um espaço colaborativo, que abriga marcas com uma identidade bem definida, e que também recebe criadores, inclusive estudantes, para que possam aproximar suas criações de possíveis clientes, testar suas verdades, e ver como seus produtos funcionam no mercado. O Estúdio Orbitato abriga marcas de Santa Catarina, de outras regiões do Brasil, e de países da América Latina, como é o caso da marca uruguaia Ana Livni e da argentina Habito de Amar. Essas marcas têm em comum o processo de produção, que é acompanhado de perto por seus criadores. As peças geralmente saem em baixa escala e são feitas a partir de técnicas diversas.
É nesta casa que mistura loja e ateliê que as coleções da marca própria, Estúdio Orbitato são criadas. Os desenhos de Celaine Refosco, diretora criativa da marca, chegam para ganhar forma misturando-se a técnicas manuais de produção e recursos tecnológicos, como a estamparia digital. A roupa do Estúdio Orbitato tem poucos cortes para preservar a história que cada estampa deve contar.
As coleções do Estúdio Orbitato foram apresentadas pela primeira vez em junho de 2011 durante o Sul Fashion Week. Agora, o Estúdio Orbitato participa da sétima edição do Paraná Business Collection como marca convidada, mostrando a coleção Sol Chuva e Sol. Celaine conta que como o próprio nome entrega, a coleção remete a “uma tarde de chuva, introspectiva e silenciosa, em que repentinamente aparece o sol”.