Meio Ambiente

Onda de calor pode elevar temperaturas a níveis históricos no mês dezembro em SC e outros estados

As projeções meteorológicas são alarmantes, sugerindo que as temperaturas podem atingir a marca de 40ºC em diversos estados.

11 de dezembro de 2023

Arte: Metsul

Uma onda de calor intensa está se aproximando do Brasil.

Inicialmente se manifestando no Sul do país, as previsões da MetSul Meteorologia indicam que a massa de ar quente se deslocará para o Sudeste e Centro-Oeste, inclusive ameaçando atingir o Distrito Federal.

As projeções meteorológicas são alarmantes, sugerindo que as temperaturas podem atingir a marca impressionante de 40ºC em diversos estados.

Este cenário, conforme os especialistas do instituto, representa uma anomalia significativa em relação à média histórica para o mês de dezembro. Tradicionalmente, o Centro-Oeste experimenta temperaturas mais amenas durante este período, mas a iminente onda de calor parece desafiar essa norma estabelecida.

Em Santa Catarina, a previsão do tempo da Epagri/Ciram aponta para a retomada das altas temperaturas a partir de amanhã, com um gradual aumento nos próximos dias.

Pomerode, por exemplo, deve enfrentar a marca de 35ºC na quarta-feira, com a tendência de que o tempo permaneça abafado ao longo da semana e durante o fim de semana.

 

Notícias relacionadas