Meio Ambiente

Onda de calor persiste no Médio Vale até terça-feira, alerta Defesa Civil

Neste domingo, temperaturas variam entre 31° e 34°. Já no início da semana podem ultrapassar a marca de 40°

11 de fevereiro de 2024

Santa Catarina enfrenta uma onda de calor prolongada que está prevista para continuar até a próxima terça-feira, 13 de fevereiro.

Segundo previsões meteorológicas, o calor só será amenizada a partir de quarta-feira, 14 de fevereiro, com a chegada de uma frente fria pelo mar.

A previsão indica que neste domingo, dia 11, as temperaturas máximas podem atingir 36°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul do estado.

Nas regiões do Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis, as máximas variarão entre 31°C e 34°C.

Na segunda-feira (12), a onda de calor deverá atingir seu ápice no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul, com máximas podendo superar os 38°C em alguns municípios. Nestas áreas, a chegada da frente fria na terça-feira (13) pela manhã trará nebulosidade e chuva, resultando em uma queda das temperaturas em relação à segunda-feira, com máximas previstas entre 32°C e 34°C.

Para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, tanto segunda-feira quanto terça-feira serão dias de calor intenso.

Na segunda-feira, as máximas variam entre 36°C e 39°C, podendo chegar a 40°C em alguns municípios do Médio Vale do Itajaí.

Já na terça-feira, a combinação da massa de ar quente com a situação pré-frontal poderá elevar ainda mais as temperaturas, podendo superar os 40°C em cidades do Vale do Itajaí e do Litoral Norte.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de alto risco para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo, especialmente nas áreas em laranja do estado.

Nas áreas em amarelo, o risco é considerado moderado. Recomenda-se que a população se mantenha hidratada e evite exposição solar nas horas mais quentes do dia.

 

Notícias relacionadas