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O Uber chegou ao Brasil em meados de 2015 e agora está disponível em Pomerode

O serviço chegou ao Brasil em meados de 2015 e está disponível em Pomerode desde dezembro do ano passado. O aplicativo Uber, que oferece serviço de transporte de passageiros, está cada vez mais difundido no Brasil inteiro. Em Pomerode, também já temos três motoristas que oferecem este serviço.

24 de fevereiro de 2017

O aplicativo Uber, que oferece serviço de transporte de passageiros, está cada vez mais difundido no Brasil inteiro. Em Pomerode, também já temos três motoristas que oferecem este serviço. Um deles é Everoldo Schroeder, que está trabalhando como motorista de Uber há quase dois meses.

“Queria ter um segundo trabalho, buscando aumentar a minha renda. Como já trabalhava com pessoas, com atendimento, uni o útil ao agradável, me cadastrando no Uber”, conta Schroeder. 

Ele admite que trabalhar com transporte é  novidade, mas afirma que está gostando da experiência. “Ser motorista é uma coisa nova. Mas como sempre gostei de trabalhar com público, trabalho com atendimento há uns 15 anos, então sei que o atendimento de qualidade é essencial. Como eu também gosto muito de dirigir, a possibilidade de trabalhar com o Uber me chamou muito a atenção”.

Segundo o motorista, uma das principais vantagens de se trabalhar com o Uber é a flexibilidade para montar seus horários de trabalho. Ele explica que pode trabalhar de manhã, de tarde, noite e até de madrugada e fins de semana. Schroeder apenas faz uma ressalva. A Uber não permite que se trabalhe mais do que 12 horas. 

A regra vale para que o trabalho não se torne muito cansativo, já que o serviço exige muita atenção no trânsito e no atendimento ao passageiro que está utilizando o Uber. A satisfação do cliente é um dos aspectos que é cobrado pela empresa. 

“Todos os motoristas têm uma taxa de aceitação e uma taxa de cancelamento. A taxa de aceitação vai até 100% e a taxa de cancelamento não pode ultrapassar os 20%. Além disso, o passageiro pode dar uma nota final ao motorista. Essas notas vão sendo somadas e uma média é gerada. Quando alguém solicita um motorista, todas estas informações estarão visíveis para o passageiro, inclusive a foto, então, quem chama o serviço pode escolher o motorista”, esclarece. 

Schroeder ainda acrescenta que cada motorista tem uma média de notas, que não pode ficar abaixo de 4,7. Caso isso aconteça, é bloqueado por 24 horas e chamado à central do Uber para que se converse e tente melhorar a situação. Se a situação voltar a se repetir, aí sim, o motorista será definitivamente excluído da plataforma.

Porém, o cliente também é avaliado e pode receber uma nota, que é representada pela quantidade de estrelas, podendo receber de zero a cinco estrelas. Se receber cinco ou quatro, foi uma boa avaliação. Caso recebe menos do que isso, o motorista precisa preencher um formulário explicando o porquê da nota baixa. 

Outro detalhe importante é que existe um tempo limite para que o passageiro cancele a corrida. Depois que solicita um carro, ele tem até cinco minutos para cancelar o pedido, caso contrário, deverá pagar uma taxa de R$ 6,00.

Apesar dos inúmeros detalhes que precisam ser observados, o motorista afirma que está gostando de prestar o serviço, mesmo que a adesão em Pomerode ainda não seja tão significativa. “Aqui em Pomerode o uso do serviço do Uber ainda está engatinhando, está bem parado. Acho que as pessoas ainda não se acostumaram. Já peguei corridas aqui, mas foram poucas. Então acabamos indo para Blumenau mesmo, porque lá já está mais difundido. Mesmo assim, vale muito a pena”. 

Ele ainda convida para que quem ficar curioso, que teste o uso do Uber. “Quando o passageiro se cadastra no aplicativo, tem  direito a um bônus, pode fazer uma corrida de R$ 20,00 ou duas de R$ 10,00 sem pagar nada. Então, quem quiser experimentar primeiro, tem essa opção”.

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