O que esperar do verão de 2023, em SC?
Estação mais quente do ano promete dias de calor intenso e pouca chuva.
Foto: Envato Elements
Estamos cada vez mais próximo de mais um verão. A estação mais quente do ano inicia oficialmente, em nosso hemisfério, no dia 21 de dezembro.
E, o que podemos esperar dos próximos meses? A Epagri/Ciram fez a sua previsão climática trimestral para o estado de Santa Catarina.
Chuvas
No mês de dezembro já tivemos chuva acima da média climatológica, principalmente no Litoral e Vale do Itajaí, e chuva abaixo da média nas demais regiões de SC.
Em janeiro e fevereiro a previsão é chuva próxima à acima da média climatológica, em todo o Estado. Ressalta-se que a chuva no trimestre deve ocorrer de forma mal distribuída.
No verão de 2023 persiste o risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania, as populares trovoadas de fim de tarde que todos já estão acostumados.
Temperatura:
Em dezembro a temperatura chega próximo da média climatológica em SC, com algumas massas de ar seco provocando declínio de temperatura, especialmente no período noturno. Inclusive, por incrível que pareça, SC registrou episódios de geada fraca e isolada nas áreas altas do Planalto Sul.
Em janeiro e fevereiro a previsão é temperatura acima da média climatológica, com massas de ar quente mais frequentes e com maior duração.
Em Pomerode o clima deve ser bastante seco e muito abafado. As temperaturas altas também contam com a sensação térmica, deixando tudo ainda mais quente.