Esporte

O esporte como forma de aliança entre as pessoas

Irmãs Carmelitas de Pomerode desfrutam de momentos de lazer, jogando Volêi de Areia.

16 de julho de 2022

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

Através do esporte, podem ser trabalhados valores como a comunhão, a fraternidade e disciplina. Por conta disso, pessoas ligadas a entidades religiosas também podem praticar alguma atividade esportiva e fazer dela algo que engrandeça, ainda mais, sua conexão com Deus.

É o caso das Irmãs Carmelitas, que nesta semana, estiveram na Pommer Sports, jogando uma partida de Vôlei de Areia, com mais algumas pessoas. A cena, lógico, chamou a atenção de quem esteve no local, principalmente, pelo fato delas estarem com o tradicional “hábito”.

Após a partida, as Irmãs Patrícia Peixoto Marques e Thaynara Stefane Cabral de Carvalho conversaram com a equipe do Jornal de Pomerode, para falar sobre a atividade. “Uma vez por mês, nos é permitido interagir com os leigos, que frequentam nossa casa, para alguma atividade de lazer. No caso, resolvemos fazer esse momento esportivo”, relatam.

As irmãs dizem que, na História da Igreja Católica, este tipo de atividade é muito comum.

“Muitos santos, enquanto estiveram na Terra, conseguiam atrair as pessoas, justamente, através desses momentos de lazer e de esporte. Um dos exemplos é São João Bosco. Quantas pessoas ele não conseguiu atrair, quando, ali no oratório, estava no meio dos jovens? Através da presença de Deus, ele evangelizava e falava de Cristo. E, hoje, o fato de estarmos aqui jogando, a convite de uma família, para nós é uma alegria, principalmente, por meio do esporte, atividade que é permitida que pratiquemos”.

O fato de usarem o “hábito” durante o jogo de vôlei, para elas, também é uma forma dos frequentadores lembrarem de Deus.

 

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

 

“Procuramos fazer com que as pessoas tenham consciência dessa presença de Deus em nós, e que, realmente, na nossa vida é uma vida de oração. Mas também somos humanas e gostamos de esporte, de lazer e de alegria. E a roupa acaba não interferindo nos movimentos”, destacam.

Para concluir, Irmã Patrícia e Irmã Thaynara enfatizam que não encaram o jogo como algo que traga discordância, mas sim, a integração entre as pessoas.

“Para nós, tudo não passa de uma grande brincadeira, não há inimigos do outro lado. Com isso, conseguimos propagar o trabalho em equipe, o respeito para com nossos irmãos, a comunhão e a fraternidade. E como iremos trabalhar com as crianças que futuramente vamos acolher em nossa comunidade esses valores, nada melhor do que vivê-los, em sua plenitude, neste momento de lazer”, finalizam.

 

Notícias relacionadas