Geral

O coelho passou pelo Zoo

Animais do Zoológico de Pomerode recebem ovos de páscoa em atividade de programa de bem-estar

25 de março de 2015

A páscoa chegou ao Zoológico de Pomerode. Na última quinta-feira, 19 de março, os animais e os visitantes do espaço recreativo, tiveram um dia diferente. Alguns animais receberam ovos de Páscoa como agrado e tiveram um gostinho do significado da tradição seguida pelos seres humanos. 

O leão, o tigre, o urso, o lobo-guará, o chimpanzé, o mandril, o tucano-toco, o tamanduá-mirim, as onças-pintadas, o graxaim e o babuíno, foram os contemplados com a brincadeira. E eles não pensaram duas vezes em atacar as guloseimas.

Mas calma! Os ovos não eram de chocolate. A composição das delicias foi elaborada de acordo com a alimentação de cada animal. Foram utilizados sacos de juta, papéis atóxicos e cola caseira, fabricada com farinha de trigo, água e vinagre para fazer as embalagens em forma de ovos de páscoa e cenoura. As embalagens foram recheadas com feno e com alguns itens que variam de acordo com o hábito alimentar de cada espécie, como por exemplo: uva-passa, ameixa seca, tenébrios, milho, pedaços de carnes variadas, sardinhas ou apenas essências, como canela, orégano, açafrão, alecrim e cravo-da-índia. 

Essas atividades fazem parte do programa de bem-estar, criado há três anos no Zoo Pomerode, e desde então as técnicas de enriquecimento ambiental são aplicadas diariamente. Nas datas festivas, como é o caso da Páscoa, são utilizados temas lúdicos para agradar os animais e envolver os visitantes. O programa foi uma ideia de toda a equipe técnica e hoje ele é coordenado pelo setor de medicina veterinária.

Segundo a assessoria do Zoológico de Pomerode, essas atividades auxiliam na promoção do bem-estar animal, tornando o ambiente mais interativo, estimulando os animais de forma física e psicológica. Para os visitantes também é um momento de interação e maior aprendizado sobre as espécies.

Notícias relacionadas