Geral

O Aquecimento Global já é sentido e a Terra pede ajuda

E.E.B.M. Prof. Curt Brandes

30 de agosto de 2008

E.E.B.M. Prof. Curt Brandes



O aumento do nível do mar.


Entre previsões e a realidade existe uma grande distância. O fato, é que o planeta está mais quente e o nível do mar está subindo. Em termos globais, há uma elevação do nível do mar de 1,8 milímetros por ano, com desvio padrão de 0,8 milímetros. O IPCC (painel intergovernamentais sobre mudança climática) indica um aumento de 10 a 20 centímetros no nível médio global dos oceanos no século 20.


A partir da revolução industrial o planeta passou a enfrentar uma nova realidade: a mudança de temperatura causada pelo homem através da poluição e com o aumento do nível do mar pode causar uma escassez de alimentos e graves problemas sociais. São vários fatores apontados pelos ecologistas e cientistas. Uma dessas mudanças climáticas é o efeito estufa, buracos na camada de ozônio, poluição atmosférica e aumento na produção de gás carbônico. A principal conseqüência é o aquecimento do clima da terra, com isso provoca o aumento da temperatura dos oceanos e o derretimento das geleiras. O nível do mar está subindo e em alguns lugares os efeitos estão sendo sentidos.


A ilha Tuvalu, que fica no sul do Oceano Pacífico, enfrenta o aumento da ocorrência de ciclones tropicais na última década, causados pelo aumento da temperatura das águas superficiais do oceano, o que interfere na ocorrência das tempestades. Mas o problema maior é a elevação do nível do mar, inundando as áreas mais baixas, com a água salgada contaminando a água potável e a agricultura. Os líderes da população de 11 mil habitantes decidiram abandonar a ilha neste ano, e serão recebidos pelo governo de Nova Zelândia.


No Brasil, há trabalhos publicados pelo Instituto Oceanográfico da USP que confirma o aumento do Oceano Atlântico na costa brasileira, desde o ano de 1955 até 1990, foi calculado uma taxa de elevação de 4,1 milímetros por ano. Em outro relatório, do instituto Oceanográfico, feito na cidade de Santos, entre 1944 e 1989, ocorreu uma elevação média de 1,1 milímetros por ano, segundo Joseph Harari, um dos autores das duas publicações.


Um enorme abraço da jornalista mirim Layla.

Notícias relacionadas