O aniversário de 15 anos da E.B.M. Hermann Guenther foi comemorado com uma ação comunitár
No dia 24 de março de 2007 aconteceu a ação comunitária na Escola Básica Municipal Hermann Guenther, em comemoração aos 15 anos da Escola.
O aniversário de 15 anos da E.B.M. Hermann Guenther foi comemorado com uma ação comunitária
E.B.M. Hermann Guenther
No dia 24 de março de 2007 aconteceu a ação comunitária na Escola Básica Municipal Hermann Guenther, em comemoração aos 15 anos da Escola. Na programação do evento, foram oferecidas oficinas, apresentações culturais e outros entretenimentos, como por exemplo:
Teatro com o SETERB, abordando o tema educação no trânsito;
Oficina móvel com revisão preventiva para motos, em parceria com Regata Motos;
Presença dos bonecos Plaquito e Regatinho;
Brinquedos infláveis;
Apresentação da banda Cambaçu e roda de capoeira;
Corte de cabelo;
Exposição dos 15 anos da escola;
Exposição dos Bombeiros Voluntários de Pomerode.
Oficinas de culinária, customização, artesanato, maquiagem, cerâmica, relaxamento, e etiqueta.
A ação comunitária foi muito legal. Quem prestigiou o evento gostou e aprovou a iniciativa da Escola em oferecer tais oportunidades à comunidade. Muitas crianças estiveram presentes e se divertiram bastante com os brinquedos infláveis gratuitos.
O interessante disso foi que as exposições e as oficinas trouxeram conhecimentos e prestaram serviços diferentes em um só momento. Na roda de capoeira, todo o público ficou impressionado com a agilidade dos jogadores.
A exposição sobre a história da Escola foi muito proveitosa, mostrou os 15 anos de sucesso da mesma, as etapas de construção, a mudança que sofreu a estrutura durante esse período; tudo isso com a utilização de fotos e maquetes que mostravam tudo como era antes.
Para conhecermos mais sobre a história da Escola, algumas entrevistas foram feitas com ex-alunos e moradores da comunidade, pela Jornalista Mirim, Beatriz Erhardt.
Segundo o senhor Bertolino, que foi um dos responsáveis pelo aterro para a construção da escola, “todo o terreno que se encontra a escola hoje era capoeira e banhado. Hoje em dia não tem nem 1/6 das árvores que tinham, onde hoje formam um bosque. Em 1991 o planejamento era só para ser uma escola, depois se transformou numa escola básica. Queriam fazer uma escola para que os alunos da comunidade tivessem uma escola perto para estudar”.
Na época não havia sequer planejamento para construir uma quadra, hoje já tem duas, sendo uma delas coberta. A escola Hermann Guenther está se desenvolvendo cada vez mais, e cada vez está se preocupando com o aprendizado dos seus alunos.
O ex-aluno Samuel Piske falou que a Hermann Guenther é uma escola muito legal e divertida, e que foi muito importante na sua educação. Durante o tempo em que ele estudou fez muitas amizades e muitas delas ele mantém até hoje. “Não era uma escola muito grande, mas a cada ano que se passava ela estava crescendo sempre mais, hoje já com quadra de esporte coberta, com aulas de informática, biblioteca, tudo para o melhor aprendizado”, argumentou Samuel.
Já a ex-aluna Claudinéia, que iniciou o pré-escolar no ano de 1992 e completou o ensino fundamental no ano 2000, falou sobre a qualidade dos professores e a gratidão que sente por eles, sendo que muitos deles ainda lesionam na escola. Claudinéia fala ainda que “como era pequenina, o aprendizado sempre foi de boa qualidade. É adorável reencontrar os amigos e lembrar dos bons tempos da infância e pré adolescência vivida na escola, tudo era muito divertido, mas sempre com disciplina, hoje adulta tenho muito orgulho e satisfação em dizer que a escola Hermann Guenther foi a minha escola, e me alegro em saber que a cada ano ela se desenvolve e cresce mais e mais. Nessa escola estão muitas partes da minha vida e agradeço a todos os colaboradores.”
Parabéns Escola Hermann Guenther e todos os responsáveis pelos 15 anos de sucesso.
Artesanato em E.V.A.
E.B.M. Almirante Barroso
São tão belas as peças que vimos nas vitrines das lojas, nos supermercados, 1,99, onde muitas vezes compramos: enfeites de porta, enfeites de Páscoa, de Natal e etc. A maioria das pessoas deve pensar que são empresas que fazem estas maravilhosas peças, mas estão enganadas.
Quem faz esse tipo de artesanato, são pessoas simples, pessoas como qualquer um de nós. São pessoas que não podem trabalhar em empresas ou em outros lugares, porque tem alguma doença, deficiência, ou mesmo aposentados. Por imaginar que ninguém sabe como é realizado este tipo de trabalho, a Jornalista Mirim, Jéssica Tatiane Jandre resolveu fazer esta matéria e explicar aos seus leitores.
Algumas empresas fornecem somente algum tipo de ajuda, distribuindo o material necessário para montar as peças, individualmente e depois são encaminhadas a pessoas responsáveis por desenhar detalhes. Posteriormente são embaladas e distribuídas para diferentes lugares.
“Este trabalho, muitas vezes é responsável pelo sustento de muitas famílias, ajudando a aumentar a renda familiar. É muito bonito e deve ser valorizado por todos nós, já que estas pessoas são verdadeiros artesãos. Parabéns por este trabalho tão belo”, finalizou a Jornalista.
Eleição do grêmio estudantil
E.E.B.M. Duque de Caxias
Durante o mês de março os alunos estavam em clima de campanha eleitoral. No dia 30/03 foi realizada a eleição do grêmio, os alunos estavam muito ansiosos para ver quem seria o grande vencedor.
A votação foi por meio eletrônico e a Jornalista Mirim Francielle Sabrina Morell, entrevistou alguns alunos para ver o que eles achavam da votação inovadora. A maioria estava muito nervosa e ansiosa, já que seria a primeira vez que iriam votar desta maneira. Tivemos 21 candidatos, mas destes somente sete foram eleitos.
A chapa ficou composta por:
Presidente: Fhilipe Mauro Gislon;
Vice-Presidente: Christian Fabian Krieger;
Secretária: Camila Fernanda de Souza;
Diretor Social: Bruno Robson Siwerrdt;
Diretor de Imprensa: Lukas Lehn;
Diretora de Cultura: Dayane Priscila Fiedler;
Diretor de Esportes: Maiko Engel.
Após o resultado da eleição entrevistamos o Presidente, para saber como ele se sentia. “Fiquei feliz em saber que vou poder colaborar com a escola”, diz Fhilipe.
Passeio do mês
C.E.I.M. Prof. Nora Dallmann
Data: 23 de março
Local: Trilha da Saúde
Turma: III
Prof: Jéssica e Karina
O que as crianças acharam?
1- “Eu gostei, porque lá tem uma casinha bem legal”. Daiana
2- “Eu gostei porque eu fui a outro parque e usei o boné do meu pai”. Kauan
3- “Eu gostei porque tinha refrigerante e queijo” Vinícius