Economia

Nugali Chocolates comemora 20 anos de redescoberta do cacau brasileiro

A Nugali Chocolates, de Pomerode, foi a primeira marca nacional a controlar a produção desde a plantação de cacau até a barra

1 de abril de 2024

Foto: Divulgação

A Páscoa de 2024 marca duas décadas do processo de redescoberta do cacau brasileiro. Em abril de 2004, em meio à quebradeira nas lavouras provocada pela vassoura-de-bruxa, uma nova fabricante de chocolates apostou na transformação da commodity em matéria-prima premium. Desde então, o mercado nacional passou por uma revolução, com prêmios internacionais, empresas surgindo ano após ano e o consumidor reaprendendo a degustar chocolate.

A Nugali Chocolates, de Pomerode, foi a primeira marca nacional a controlar a produção desde a plantação de cacau até a barra (o chamado bean to bar). Até hoje é uma das líderes do segmento no Brasil, produzindo 200 toneladas por ano — cerca de 20% de market share — e presente em quase 2 mil pontos de venda país afora.

Desde a fundação, os sócios Maitê Lang e Ivan Blumenschein, ex-executivos da Embraer, procuravam cacauicultores que desejassem transformar o próprio negócio, com foco em qualidade e não em volume. Assim surgiram as primeiras parcerias no sul da Bahia, mantidas até hoje.

“As cooperativas de cacauicultores com quem trabalhamos entenderam que o cacau fino é uma oportunidade de agregar valor ao insumo e acabar com a dependência dos grandes compradores. A passagem do tempo provou que nesta abordagem o negócio é mais sustentável e justo”, avalia Blumenschein.

Os chocolates bean to bar da Nugali têm mais sabor de cacau, menos açúcar e levam apenas ingredientes naturais. Em lugar das gorduras hidrogenadas, a empresa só usa manteiga de cacau. Até a baunilha é natural. Aromatizantes ou realçadores de sabor passam longe da fábrica.

 

Intensos e premiados

A qualidade superior permitiu outra inovação: os chocolates com alta concentração de cacau, também chamados de “intensos”. Ainda em 2004, a Nugali criou o primeiro produto 70% cacau do Brasil. Dois anos mais tarde lançou o primeiro 80%, chamado de Serra do Conduru em referência à região baiana onde tudo começou. Ele também foi o primeiro chocolate brasileiro a conquistar um prêmio internacional, em 2016.

De lá para cá, marcas nacionais passaram a marcar presença nos principais concursos do mundo. Só a Nugali já recebeu 35 medalhas no exterior, a mais premiada dentre todas as fábricas de chocolate do país.

Foto: Divulgação

 

“Os conceitos e práticas que a Nugali introduziu no Brasil há 20 anos hoje são mais do que tendência, eles vieram para ficar. O consumidor ganhou em diversidade de opções e em qualidade”, comemora Maitê Lang.

Além dos produtos, a Nugali inova em sustentabilidade. A empresa lançou a primeira embalagem de chocolates 100% biodegradável do país. A empresa detém o certificado Lixo Zero, com praticamente todos os resíduos emitidos na produção reciclados, reutilizados ou compostados. A postura inovadora rendeu à indústria catarinense o Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2022.

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