Geral
Novo evento em SC indicará atletas para as Olimpíadas Escolares de 15 a 17 anos
Necessidade da criação da competição é para atender exigências do COB
30 de março de 2009
Necessidade da criação da competição é para atender exigências do COB
Depois de ficar fora da competição nacional das Olimpíadas Escolares de 2008, na faixa de 15 a 17 anos, Santa Catarina voltará a participar das disputas promovidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, em 2009. A decisão foi tomada após esforços do secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel e do presidente da Fesporte, Cacá Pavanello, para obter recursos a fim de realizar um novo evento no calendário e que servisse de classificatória para a etapa nacional.
Assim sendo, Santa Catarina passará a ter duas disputas: os Jogos Escolares de Santa Catarina de 11 a 14 anos, que classificam os alunos para a Olimpíada Nacional da mesma faixa etária, e ainda os Jogos Escolares na faixa de 15 a 17 anos.
Até 2007 a classificatória para o evento nacional de 15 a 17 anos era feita através da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), mas em 2008, o Comitê Olímpico Brasileiro informou aos dirigentes do Estado que não aceitaria mais este tipo de classificatória, uma vez que ela não atendia ao regulamento da competição nacional, pois as disputas classificatórias eram feitas entre seleções municipais, e não através de uma seletiva de escola contra escola. Este foi o motivo da ausência de SC no evento desta faixa etária em 2008.
Os Jesc serão realizados pela Diretoria de Esporte através da Gerência de Esporte de Base e Inclusão da Fesporte. As inscrições para os Jesc de 11 a 14 anos se encerram no dia 1º de abril, já a disputa de 15 a 17 terá inscrições até o dia 15 de abril.
A nova competição será disputada em duas fases, com classificatórias nas 36 Secretarias de Desenvolvimento Regionais do Estados, sendo que o campeão de cada modalidade e naipe se classifica para a fase Estadual. Todas as despesas de transporte e alimentação das equipes ficarão por conta das escolas participantes. A Fesporte se encarregará da coordenação técnica, premiação e arbitragem.
Os regulamentos técnicos das competições e as fichas de inscrição estão disponíveis no site da Fesporte ( www3.sol.sc.gov.br/fesporte).
Nos últimos anos Santa Catarina tem sido destaque nos eventos nacionais da faixa escolar com resultados expressivos. Em 2007, por exemplo, foram as equipes catarinenses que conquistaram os títulos nacionais de vôlei feminino e handebol masculino. Nas disputas individuais destaques para Cláudia Bergamaschi, prata na natação durante o Sul-americano Escolar e Felipe Lorezon (ouro na prova de atletismo do Sul-americano). Lorenzon depois eleito pelo COB atleta revelação ganhando o Prêmio Brasil Olímpico de 2007.
Em 2008 novamente Santa Catarina se sobressaiu no cenário nacional repetindo o título do vôlei feminino e ganhando ainda os do basquete masculino e feminino, além do 3° lugar no futsal masculino. O vôlei feminino e basquete feminino também foram campeões sul-americanos e o atleta Guilherme Fontanella, da natação foi eleito em 2008 o atleta revelação escolar pelo COB, também ganhando o Prêmio Brasil Olímpico em dezembro.