Novo CED é empossado
O governador em exercício Eduardo Pinho Moreira empossou os novos integrantes do Conselho Estadual de Esporte (CED), que têm mandato até maio de 2015.
As decisões do esporte catarinense estão nas mãos de 22 novos conselheiros. No dia 17 de maio, sexta-feira, o governador em exercício Eduardo Pinho Moreira empossou os novos integrantes do Conselho Estadual de Esporte (CED), que têm mandato até maio de 2015. O ato ocorreu no Parque Beto Carrero World, na cidade de Penha.
Ao todo, são 22 conselheiros estaduais de esporte que tem, entre outras atribuições, analisar e propor projetos esportivos aos municípios. A nova gestão tem como presidente Alexandre B. Monguilhott; presidente de honra, o secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins; e como membro nato, o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Erivaldo Caetano Júnior, o Vadinho.
Segundo Alexandre, o grande desafio desta gestão é realizar a descentralização das reuniões do esporte. Ações como essa dão a oportunidade de aproximar as decisões do Conselho das pequenas cidades. Ele é a palavra final das normas, mas não impõe as soluções para o Governo do Estado, apenas direciona para que as elas sejam muito mais ágeis, pondera.
O presidente ressalta também que Santa Catarina é referência no esporte e que o entendimento com o modelo político está bem alinhado. Isto fará com que possamos trabalhar nos nossos dois principais objetivos: melhor adequação do calendário esportivo, para que as principais competições ocorram ao longo do ano; e uma profunda análise, com muito critério, do investimento no esporte, pois é o dinheiro público que está em jogo e ele não deve ser aplicado de forma errônea, de modo a não trazer nenhum tipo de retorno à sociedade, finaliza.
Dentre os conselheiros, há a presença do pomerodense Frank Fred Utech, que integra o CED pela terceira vez consecutiva. Recebi, com muita alegria, esta nova indicação, mostrando que o trabalho realizado até aqui tem rendido bons frutos. Este é o mais seleto grupo e, não desmerecendo os anteriores, é o mais qualificado com o qual trabalhei. Agora, com um pouco mais de experiência, tenho certeza de que poderei contribuir ainda mais pelo engrandecimento do esporte catarinense, ressalta.
Frank enaltece que quer continuar aprendendo e vai utilizar isto como forma de ajudar nas decisões, principalmente no que tange à interiorização do esporte. Nosso objetivo, também, é mostrar aos órgãos públicos e privados que o investimento no esporte é válido, pois o impacto financeiro é algo grandioso. Avaliar os impactos econômicos e social e de estrutura será o nosso foco, e isto dará força para que o interior sedie, cada vez mais, importantes eventos esportivos, finaliza.
Conselheiros/Representação
José Roberto Martins – Presidente de Honra
Erivaldo Nunes Caetano Junior (Vadinho) – Membro Nato – IGE
Alexandre B. Monguilhott – Indicação Governo do Estado
Osvaldo Junkaus – Indicação Governo do Estado
Gean Carlos Firmino – Indicação Governo do Estado
Frank Fred Utech – Indicação Governo do Estado
Paulo Fretta Moreira – Indicação Governo do Estado
Roberto Hugo Ferraz – Indicação Governo do Estado
Rodrigo G. Capela – Indicação Governo do Estado
Álvaro Simão Provesi – Indicação Governo do Estado
Heverton Luiz Magalhães – Indicação Governo do Estado
Marcelo Grohe – Indicação Governo do Estado
Marcelo da Silva Costa – Associação das Federações Esportivas
Walmor José Battistotti Filho – Associação das Federações Esportivas
Roméris Rubens Reiner – Região Centro Oeste
Sérgio Vieira Galdino – Região Leste/Norte
Renato Valvassori – Região Sul
Hercílio Paraguassu Antunes – Região Oeste
Michele de Souza Serejo – Profissionais Edtcação Física
Mario Luiz Hayarup Medaglia – Associação dos Cronistas Esportivos
Pedro Jorge Cortes Moralles – Instituições de Ensino Educação Fisíca
Magrit Weise – Atletas