Geral

Novidades no Zoo

Tem novidades no Zoo Pomerode. Mais um filhote chegou para agregar a família do Zoológico. Trata-se de um filhote de leão, que nasceu no próprio zoológico. Sua mãe e seu pai já são animais do empreendimento. O filhote não é o primeiro leão que nasce no Zoo, mas fazia seis anos que não nasciam filhotes no local.

1 de junho de 2015

Tem novidades no Zoo Pomerode. Mais um filhote chegou para agregar a família do Zoológico. Trata-se de um filhote de leão, que nasceu no próprio zoológico. Sua mãe e seu pai já são animais do empreendimento. O filhote não é o primeiro leão que nasce no Zoo, mas fazia seis anos que não nasciam filhotes no local. Também não se esperava que as fêmeas pudessem ainda gerar filhotes, pois eram consideradas de idade muito avançada. A mãe do filhote tem 17 anos e a média de vida de um leão é de 12 a 15 anos.

O leão tem dois meses, mas já conta com uma grande história de vida e vitórias. O filhote foi abandonado pela mãe e foi recolhido pelos técnicos do zoológico. Nós o encontramos de lado, quase morrendo e o trouxemos para a clínica, afirma o veterinário Rafael Pagani. Segundo ele, o filhote possui problemas cardíacos e por isso corria sério risco de morte. Toda a equipe do Zoo trabalhou para a recuperação dele, que foi bem sucedida.

Ele possui uma pelagem pintada por causa da camuflagem, mas depois que cresce adquire a coloração uniforme habitual da espécie. Hoje, o animal ainda não é exposto. Conforme Rafael, eles irão respeitar o período de 90 dias para que ele possa ser mostrado ao público, tempo este em que é feito exames, são dadas vacinas, tudo para que o animal vá saudável para a exposição. No momento, ele só se alimenta de leite, que é especial para carnívoros, tomando uma mamadeira de aproximadamente 250 ml por vez, sendo alimentado de quatro em quatro horas. Aos poucos, será inserida a carne na alimentação.

 

Curiosidades sobre O Leão – Leão é o nome popular do felino cujo nome científico é panthera leo. O leão é encontrado em três continentes: África, Europa e Ásia. Porém, a grande concentração atual de leão ocorre nas savanas africanas. A cor deste animal varia entre a amarela claro e o marrom. Os machos se diferenciam das fêmeas pelo tamanho, peso e presença da grande juba. Os leões são carnívoros e caçadores (principalmente as fêmeas). Os leões se alimentam de antílopes, gnu, búfalos, zebras, javalis e outros mamíferos de pequeno e médio porte. Um leão de grande porte pode comer até 35 quilos de carne em apenas um dia. Vivem em grupos de 5 a 40 animais, formado na maioria por fêmeas. As fêmeas são responsáveis pela caça e cuidado dos filhotes, enquanto os machos são encarregados de proteger o grupo dos animais maiores.

Comprimento: entre 2,5 m e 3,0 m (macho) e entre 2,3 m e 2,7 (fêmea).
Peso: entre 150 e 230 kg para machos e entre 120 a 170 kg para fêmeas.
Cor: do amarelo claro ao marrom.
Altura: aproximadamente 60 a 90 cm.

Notícias relacionadas