Coluna do Mani

Novas regras

O WhatsApp alterou sua regra para a denúncia de conteúdos, permitindo que, agora, sejam denunciadas mensagens específicas em uma conversa. Anteriormente, só era possível denunciar o perfil de um usuário e, com a denúncia, cinco mensagens mais recentes do chat eram enviadas para o app de mensagens instantâneas — o…

15 de outubro de 2021

O WhatsApp alterou sua regra para a denúncia de conteúdos, permitindo que, agora, sejam denunciadas mensagens específicas em uma conversa. Anteriormente, só era possível denunciar o perfil de um usuário e, com a denúncia, cinco mensagens mais recentes do chat eram enviadas para o app de mensagens instantâneas — o que continua a valer para denúncias de perfil.Com a mudança, torna-se possível denunciar mensagens mais antigas de uma conversa, seja ela individual ou em grupo. Em seu site oficial, o WhatsApp afirma que, após uma denúncia, “recebe as últimas cinco mensagens que o usuário ou grupo denunciado enviou para você. O usuário ou grupo não recebe nenhuma notificação. O WhatsApp recebe o ID do usuário ou do grupo denunciado, e informações sobre quando a mensagem foi enviada e sobre o tipo de mensagem (como imagem, vídeo ou texto)”.

 

Saldo positivo

Indicador da continuidade do crescimento econômico, o número de abertura de empresas no território catarinense vem aumentando de maneira constante ao longo deste ano. O Estado registrou um saldo de 110.946 novos negócios no período que corresponde a 1º de janeiro até 30 de setembro de 2021, segundo dados apresentados pela Junta Comercial de Santa Catarina nesta segunda-feira, 11.

O número, que é resultado de 161.688 constituições e 50.742 baixas, representa um crescimento de 29,62% em comparação a 2020, uma vez que, no mesmo período do ano passado, Santa Catarina contou com um saldo positivo de 85.589 registros mercantis. Já em relação a 2019, a alta é de 49,62% (74.149). Analisando os dados desde 2019, o presidente da Jucesc, Gilson Lucas Bugs,atribui este crescimento ao DNA empreendedor que Santa Catarina possui, assim como as ações de modernização, simplificação e desburocratização de processos da Junta e outros órgãos do Governo, que estão entre os focos na gestão Moisés. Este impacto do crescimento mensal em aberturas de empresas pode ser confirmado também, com o último dado divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Santa Catarina fortalece a condição de uma das melhores unidades da Federação na geração de empregos, com mais de 20 mil postos de trabalho formais gerados em agosto. Somente em setembro de 2021, o estado gerou um saldo de 11.108 novos negócios, resultado de 17.285 constituições e 6.177 baixas.

 

Redução

Nos últimos meses, o Estado registrou uma diminuição significativa no número de mortos em decorrência do coronavírus. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), de março – mês mais crítico da pandemia – até setembro, os números apontam para uma redução de 86,24%.

O decréscimo foi observado mês a mês. Em março, foram perdidas 3.648 vidas para a Covid, enquanto agosto foram 660 e setembro, 500 – sendo estes os dois primeiros meses do ano a registrar menos de mil mortes/mês. A redução é o reflexo ainda de outros índices observados pela SES, entre eles o de ocupação de leitos de UTI. Em 31 de março, a taxa de ocupação chegava a 98,8% com fila de espera por leitos em algumas unidades. A fila foi zerada em 9 de julho e a ocupação seguiu reduzindo, chegando a 61,9% na quinta-feira, 7.

O Estado está entre os três que possuem as menores taxas de letalidade por Covid-19 no país, com 1,6%, ao lado de Roraima e Amapá, sendo que SC possui uma população acima de 7 milhões de habitantes, enquanto os dois outros estão abaixo de 1 milhão. “É importante observarmos os números da população para entendermos o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido frente à pandemia. Mesmo com uma população maior que muitos outros entes da população, conseguimos manter uma taxa de letalidade bem abaixo da média nacional”, complementa o secretário.

 

Novo medicamento

A farmacêutica britânica AstraZeneca anunciou nesta segunda-feira (11) que obteve resultados positivos em testes de fase três de um novo coquetel de drogas, uma combinação de anticorpos de longa ação (LAAB, na sigla em inglês), no tratamento contra a covid-19.

O medicamento foi batizado de AZD7442. De acordo com a companhia, houve uma redução “estatisticamente significativa” de casos graves ou mortes em pacientes não-hospitalizados que usaram medicamento na comparação com quem usou placebo.

No comunicado global sobre os resultados, a farmacêutica detalhou que um total de 90% dos participantes inscritos nos testes eram de populações com alto risco de progressão para covid-19 grave, incluindo aqueles com comorbidades, como câncer, diabetes, obesidade, doenças pulmonares, entre outras.” O ensaio atingiu o desfecho primário, com uma dose de 600 miligramas (mg) de AZD7442 administrada por injeção intramuscular (IM), reduzindo o risco de desenvolver covid-19 grave ou morte (por qualquer causa) em 50% em comparação com o placebo em pacientes ambulatoriais com sintomas de sete dias ou menos”. O ensaio registrou poucos eventos adversos no braço dos pacientes. Foram 18 ocorrências entre 407 que tomaram o AZD7442 e 37 no braço de quem tomou placebo, de um total de 415. O LAAB foi geralmente bem tolerado no teste, enfatizou a companhia.

 

 

Notícias relacionadas