Especiais

Um ponto onde tudo são flores

É comum passar por vários pontos de ônibus e comentar o quanto eles estão sujos, mal cuidados ou em más condições. Mas, existe um, em Pomerode, que certamente não pode ser classificado desta maneira. Trata-se da parada de ônibus, já desativada, da rua Progresso, em Testo Alto, próximo ao número 2.900.

31 de julho de 2017

É comum passar por vários pontos de ônibus e comentar o quanto eles estão sujos, mal cuidados ou em más condições. Mas, existe um, em Pomerode, que certamente não pode ser classificado desta maneira. Trata-se da parada de ônibus, já desativada, da rua Progresso, em Testo Alto, próximo ao número 2.900. 

O local fica defronte à rua Christian Frahm, que leva o nome de um antigo morador e professor da localidade, sogro de Acácio Coelho Rocha, de 59 anos, o responsável por deixar o ponto de ônibus belo e bem cuidado.

A ideia de cuidar do local começou no dia 02 de janeiro deste ano, depois de perceber como o local estava em más condições. “Eu ganhei o terreno atrás do ponto do meu sogro e um grande desejo dele era que o local ficasse sempre belo. Quando me dei conta do estado em que o ponto se encontrava, vi que precisava fazer algo”, conta Coelho.

Primeiro, deixou uma vassoura no local, como forma de protesto. Como nada foi feito, ele lembra que precisou tomar alguma atitude. Entrou em contato com o poder público e recebeu a autorização para cuidar, por conta própria e de forma voluntária, do local. A iniciativa não só trouxe satisfação pessoal, como também virou uma atração à parte para quem passa pelo local.  

O Sr. Acácio sempre mantém a grama totalmente cortada, cuida das flores, varre para tirar a poeira e deixa tudo nos conformes. Atualmente, ele conta com a ajuda também do Sr. Ilmar Volkmann, para cuidar do ponto. “Gosto de ver as pessoas passando e admirando, elogiando a beleza. Os turistas, principalmente, são os que param e tiram várias fotos. É muito legal de ver”, comenta, feliz. 

Ele ressalta, ainda, que é bom que as pessoas tenham respeito, para ajudar a manter o ponto bonito. Esse ato de respeitar, segundo Coelho, o incentiva a continuar a cuidar do ponto de ônibus. 

Daqui para frente, além de mantê-lo sempre bem cuidado, pretende aumentar a cerca e acrescentar novas decorações. “Pretendo colocar uma placa em madeira, com uma mensagem em Platt, homenageando os imigrantes e antepassados, o que acho muito importante, pois eles fizeram história aqui. Espero que essa ideia de valorizar o que temos seja inspiração para outras pessoas”, finaliza. 

O vereador Jean Nicoletto, que citou o trabalho do Sr. Acácio na tribuna, na Sessão da Câmara de Vereadores, enalteceu a importância deste trabalho voluntário em prol do patrimônio do município, classificando-o como um exemplo a ser seguido. “A iniciativa vem dando um ar de grande graça à comunidade de Testo Alto, na rua Progresso, onde se encontra um único ponto de ônibus que foi enfeitado e decorado por ele e o vizinho Ilmar Volkmann. Eles enfeitaram este ponto de ônibus, por iniciativa própria. É o capricho e a capacidade destes pomerodenses em querer ver o bem do próximo. Parabenizo por diversas vezes”, afirmou o parlamentar. 

Notícias relacionadas