Covid-19

Prefeito de Itajaí anuncia intenção de tratar pacientes com Covid-19, com aplicação de ozônio por via retal

O anúncio causou polêmica, já que o método não tem eficácia cientificamente comprovada

4 de agosto de 2020

Na noite desta segunda-feira, 03 de agosto, o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, anunciou em uma transmissão ao vivo a intenção de adotar como tratamento para a Covid-19 a aplicação de ozônio por via retal. O método seria utilizado em pacientes que tivessem o diagnóstico positivo para a doença. O anúncio causou polêmica, já que o método não tem eficácia cientificamente comprovada, contra o novo coronavírus.

“É uma aplicação simples, rápida, de dois ou três minutinhos por dia, provavelmente vai ser uma aplicação via retal. É uma aplicação tranquilíssima, rapidíssima de dois minutos com cateter fino, e isso dá uma resultado excelente”, disse Morastoni, que também é médico pediatra e homeopata.

De acordo com o prefeito, durante a transmissão ao vivo nas redes sociais oficiais da Prefeitura, o paciente deveria fazer o tratamento durante 10 dias seguidos, com 10 sessões de ozônio. “Isso ajuda muitíssimo, provavelmente, os casos de coronavírus positivo”, completou Morastoni.

A ozonioterapia é uma técnica antiga, porém, ainda considerada experimental pelo Conselho Federal de Medicina. Ela consiste no uso de uma mistura de ozônio e oxigênio para aumentar o fluxo sanguíneo. Não há evidências científicas que permitam seu uso médico no Brasil, de acordo com o conselho.

 

Notícias relacionadas