Economia

Pomerode registra mais de 820 demissões no mês de abril

Dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e levantamento é feito pela Equipe JP, com exclusividade

28 de maio de 2020


Nesta semana, o Ministério da Economia, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgou números envolvendo as demissões e admissões registradas no mês de abril, por todo Brasil.

O Jornal de Pomerode consultou os dados e observou que Pomerode teve 823 desligamentos e 110 admissões, representando um saldo negativo de 713. Até o momento, neste ano, segundo a base de dados do Caged, o município registrou 2.008 admissões e 2.193 demissões, números contabilizados desde janeiro de 2020 até este mês de abril.

Em Santa Catarina

O mercado de trabalho catarinense foi diretamente afetado pela pandemia do coronavírus. Santa Catarina não enfrentava um cenário tão negativo em abril, com tantas demissões, há 16 anos. 106.278 trabalhadores foram demitidos em território catarinense e 33.167 foram admitidos, representando um saldo negativo de 73.111, de acordo com o Caged. O estado teve o quinto pior resultado do Brasil. É também o pior dado para o mesmo mês desde 2004, quando o Caged começou as análises de empregabilidade.

No acumulado de janeiro a abril, o estado teve 31.292 mil postos de trabalho fechados, o sétimo pior resultado nacional. Num comparativo de março para abril, o número relativo de oferta de postos de trabalho caiu 3,46%, a maior redução entre os estados.

No entanto, quase 300 mil pessoas tiveram os empregos preservados entre abril e maio por conta de acordos trabalhistas firmados na pandemia. Em todo o país, 860,5 mil pessoas foram demitidas em abril.

 

Notícias relacionadas