Economia

Mais de 4,5 mil declarações do IRPF 2024 já foram entregues em Pomerode

O prazo para a declaração segue até 31 de maio

24 de abril de 2024

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

A Receita Federal já recebeu, até às 13h desta quarta-feira, dia 24 de abril, 888.685 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2024, em Santa Catarina.

Em Pomerode, ao total, já foram enviadas à Receita Federal 4.524 declarações do IRPF. Segundo os dados do ano passado, a expectativa é que mais 11,7 mil declarações sejam entregues até o fim do prazo estipulado pela Receita Federal.

No ano de 2023, em Pomerode, 11.745 declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física foram entregues à Receita Federal.

Ainda segundo a Receita, até às 13h15min desta quarta (25), mais de 17 milhões de contribuintes acertaram as contas com o Leão. Até o fim do prazo, espera-se que 43 milhões de declarações sejam entregues neste ano.

O prazo de entrega da declaração começou às 8h de 15 de março e vai até as 23h59min59s de 31 de maio. O novo intervalo, segundo a Receita, foi necessário para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida, que é enviada duas semanas após a entrega dos informes de rendimentos pelos empregadores, pelos planos de saúde e pelas instituições financeiras.

 

Contribuinte pode doar parte do Imposto para Fundo dos Direitos da Criança, Adolescente e da Pessoa Idosa

A Receita Federal também destaca que o contribuinte poderá destinar parte do IRPF 2024 ao Fundo dos Direitos da Criança, Adolescente e da Pessoa Idosa, sendo ele estadual ou municipal.

Caso o contribuinte opte por realizar esta doação, ela poderá ser feita no momento da declaração do IRPF. As doações são feitas por meio da campanha “Declare seu amor”.

A doação de parte do Imposto não possui nenhum custo adicional e também não há redução na Restituição a ser recebida. Pessoas físicas podem doar 3% do Imposto e pessoas jurídicas 1%. Confira o passo a passo para realizar a doação na sua declaração, no modelo completo:

  • Abra a ficha “Doações Diretamente na Declaração”;
  • Escolha para qual fundo deseja direcionar;
  • Informe o valor a ser direcionado;
  • Pague a DARF para cada destinação que fizer.

 

Notícias relacionadas