Bombeiros

Operação veraneio tem início nas barragens em Rio dos Cedros

As movimentações iniciaram com treinamentos e instruções aos guarda-vidas civis (GVC) que, juntamente com os militares, vão atuar nas prevenções.

21 de dezembro de 2020

A operação veraneio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) teve início no último fim de semana, em todo o estado de Santa Catarina. Na cidade de Rio dos Cedros, mais precisamente nos reservatórios das barragens do Pinhal e do Rio Bonito, as movimentações iniciaram um pouco antes, com treinamentos e instruções aos guarda-vidas civis (GVC) que, juntamente com os militares, vão atuar nas prevenções.

No sábado, 12 de dezembro, foram realizados simulados de salvamentos com os GVC e o reconhecimento de toda a extensão dos dois reservatórios, bem como, a sinalização dos locais de risco. Comandados pelo 2° Sargento Lindomar Ceregatti e com auxílio dos Soldados Marcos Savela da Rosa e Maria Júlia Reinert, os guarda-vidas passaram o dia nas atividades, simulando um turno inteiro de trabalho.

A operação propriamente dita, teve início no dia 19, contando com duas embarcações, uma delas de comando central e a outra de motor de popa e mais uma moto aquática, dois guarda vidas, um militar e um civil, que passaram a realizar prevenções e atendimentos as mais diversas demandas de socorro e urgência. Já em todo o Estado, são 1.500 guarda-vidas civis, além do reforço de militares movimentados para garantir o sucesso da Operação Veraneio, sem prejuízo ao atendimento em outras áreas.

Ao todo, 37 cidades sede de balneários que possuem 181 praias, estâncias hidro minerais, lagos, represas e/ou rios contam com o monitoramento do CBMSC, além de um geomapeamento de áreas importantes que contam com sinalização.

 

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros


 

Em Rio dos Cedros, neste ano, com o implemento de uma parceria com a concessionária de energia que realiza a gestão dos reservatórios, a CELESC, os componentes das guarnições terão duas bases térreas, uma em cada reservatório, estruturadas com comunicação e internet, bem como instalações para higiene e descanso, nos dias em que houver atendimento nos locais.

Desde 2009, o CBMSC promove a Operação Veraneio em Rio dos Cedros, destacando efetivo para a região dos lagos, instituindo a prevenção e a segurança de quem os procura para o lazer. Na última temporada 2019/2020, os trabalhos na região contaram com sete guarda-vidas militares e seis guarda-vidas civis, que se revezaram para realizar a prevenção nos finais de semana e feriados.

Ao todo, durante o período de 2019/2020, foram realizadas 3.473 ações de prevenção, quatro atendimentos pré-hospitalares, cinco resgates e não houve nenhuma ocorrência envolvendo óbito por afogamento nas barragens durante a operação veraneio do CBMSC.

 

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros


 

Na temporada de 2020/2021, o número de guarda vidas civis foi ampliado para nove, em modo de revezamento e demais militares destacados de outras unidades para realizar o atendimento nas barragens.

Somente no primeiro fim de semana, foram realizadas aproximadamente 80 prevenções, e dois atendimentos pré-hospitalares, sendo um no sábado, uma suspeita de fratura no braço de uma criança, e um no domingo, uma suspeita de luxação de cotovelo, também de uma criança.

Para o CBMSC, diante do cenário atual, com o objetivo de mitigar os acidentes aos usuários das barragens, a Operação Veraneio se mostrou necessária ao longo dos anos nos reservatórios do Pinhal e do Rio Bonito e é de fundamental importância o reconhecimento, monitoramento e a prevenção ativa de forma constante dos pontos mais perigosos, buscando, assim, minimizar o risco a incidentes e contribuir com o lazer das famílias na região dos Lagos.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Rio dos Cedros

 

Notícias relacionadas