Esporte

Morre Salézio Kindermann, presidente do Avaí / Kindermann

Dirigente tinha 77 anos e não resistiu às consequências das Covid-19.

17 de maio de 2021

O fundador e presidente do Avaí / Kindermann, Salézio Kindermann, faleceu na noite de sábado, 15 de maio, por sequelas da Covid-19. Ele passou 37 dias internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Maicé, em Caçador.

O dirigente tinha 77 anos e testou positivo para a doença em 05 de abril. Três dias depois, foi internado e intubado em estado gravíssimo. No entanto, apresentou melhora, sendo retirado dos aparelhos e transferido para uma UTI voltada a pacientes sem o vírus. No último dia 12, porém, uma parada cardiorrespiratória agravou o seu quadro de saúde. Em março, ele havia tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Nas redes sociais, perfis oficiais de clubes que disputam o Campeonato Brasileiro Feminino publicaram mensagens de pesar pela morte de Kindermann, que também era gestor do Napoli, outro time de Caçador que disputa a Série A1. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o apontou como “grande incentivador do futebol feminino” e definiu um minuto de silêncio antes das partidas deste domingo, nas duas divisões nacionais.

 

 

O presidente do clube fundou o Kindermann em 1975, mas até o início dos anos 2000, o foco do time de Caçador era o futebol masculino. As atenções mudaram para o feminino em 2004, primeiro no futsal, depois no campo. Em 2014, a equipe foi vice-campeã brasileira nos gramados, conquistando a Copa do Brasil no ano seguinte, firmando-se como potência na modalidade.

A agremiação passou a ter o Avaí como parceiro em 2019. Um ano depois, foi novamente vice-campeã brasileira. Em 2021, disputou, pela primeira vez, a Libertadores Feminina (de 2020) e já tem vaga assegurada na edição referente à atual temporada. Jogadoras que integraram a seleção nas últimas convocações, como a lateral Camilinha e as meias Andressinha e Júlia Bianchi, estão entre as revelações do Kindermann. As atletas lamentaram o falecimento de Kindermann, em publicações no Instagram.

Com informações: Agência Brasil

Notícias relacionadas