Esporte

Morre o ex-árbitro Ideraldo Luiz Marcos, aos 62 anos

Figura muito conhecida no mundo esportivo, foi considerado o melhor árbitro de futsal do Brasil, entre 1990 e 2000.

17 de setembro de 2021

Um grande nome do futsal catarinense nos deixou, nesta quinta-feira, 16 de setembro, em Joinville. Aos 62 anos, ex-árbitro Ideraldo Luiz Marcos, popularmente conhecido como Neco, faleceu por conta de problemas renais. Ele deu entrada no hospital Dona Helena há cerca de 20 dias, precisou passar por procedimentos cirúrgicos e ser sedado na UTI. Na última semana, no entanto, o seu estado de saúde agravou, devido a uma infecção e baixa pressão arterial, e Marcos acabou não resistindo.

Criado no bairro Itaum, o árbitro número 1 do futsal entre a década de 1990 e 2000, despertou a paixão pelo esporte ainda na juventude. Formado em Educação Física, o garoto da Zona Sul teve a grande primeira oportunidade profissional como auxiliar técnico do JEC, entre os anos 1980 a 1985.

Mas o sucesso mesmo veio nas quadras, com o apito na mão. Neco apitou quatro finais seguidas da Liga Nacional de Futsal, entre 1998 e 2001. “O dia mais feliz e também o mais triste de minha vida, foi na final entre Miécimo (RJ) e Atlético (MG). Minha mãe estava na UTI, em Joinville, e eu apitando a final no Mineirinho, para quase 26 mil pessoas. Chorei o jogo todo e quando voltei, no dia seguinte, minha mãe faleceu”, confessou, em entrevista ao jornal Notícias do Dia, no ano de 2011.

 

Foto: Divulgação


 

Aposentado das quadras desde 2008, Marcos descobriu um problema delicado de saúde em 2018, quando perdeu a função renal e teve que passar por hemodiálise. No mês de julho, lançou o livro “Pausa Para o Lanche”, uma compilação de mensagens motivacionais e poesias.

O ex-árbitro também teve passagens por Pomerode, onde ministrou diversos cursos de arbitragem, além de apitar jogos, sempre com seu carisma e sorriso fácil. Por conta disso, também colecionou amizades e admiradores por aqui. “Estou muito triste com a partida do Ideraldo. Ele foi um exemplo de motivação para muitos árbitros e árbitras, principalmente, no futsal. Sempre com um sorriso espontâneo, foi um esplêndido ser humano e deixa um grande legado para todos nós”, relata Arlindo Utpadel, diretor de arbitragem da LPD.

Com informações: Esporte Joinville

 

Notícias relacionadas