Saúde

HMRT mantém medidas restritivas em virtude da Covid-19

Acompanhantes e visitas devem atender às diretrizes da unidade de saúde, estabelecidas desde 1⁰ de outubro

19 de novembro de 2020

O Hospital e Maternidade Rio do Testo continua adotando as medidas restritivas para conter a disseminação da Covid-19 no local. Os protocolos seguidos pelo HMRT têm como base as diretrizes do Ministério da Saúde e, também, os decretos do Governo do Estado de Santa Catarina em relação ao combate à pandemia.

As visitas foram suspensas a partir dessa semana, 16 de novembro, em virtude do aumento dos casos, os familiares recebem diariamente o boletim atualizado dos pacientes internados COVID-19 e para os demais pacientes, é disponibilizado um telefone de contato aos familiares para solicitação do boletim informativo referente ao quadro de saúde.

Em relação aos acompanhantes, aqueles que têm o direito são os pacientes menores de 18 e acima de 60 anos, portadores de necessidades especiais, gestantes e pacientes cirúrgicos. Esses acompanhantes precisam seguir os seguintes critérios: ter mais de 17 anos ou menor de 60, não apresentar sinais ou sintomas de doenças respiratórias e não estar positivo para a Covid-19. 

Ainda, seguindo essas regras, o paciente tem direito a um acompanhante, com uma troca por dia, das 5h às 22h, não sendo realizadas trocas fora deste período. 

O HMRT também orienta que, ao chegar no local, o visitante se apresente à recepção para o cadastramento e identificação com etiqueta, seguindo os seguintes cuidados: Higienizar as mãos na recepção geral e durante a permanência no Hospital, além de passar por uma triagem, a fim de verificar se a pessoa apresentou sinais ou sintomas de doenças respiratórias ou febre. 

O uso de máscara é obrigatório dentro da instituição de saúde. A presença de acompanhantes no Serviço de Emergência segue suspensa.

Na seção da maternidade, gestantes em consulta ou em trabalho de parto, com suspeita ou teste positivo da Covid-19, a entrada acontece via Serviço de Emergência. Gestantes com cesárea eletiva, sem suspeita de Covid-19 ou sintomas gripais, a entrada é via internação. A presença de fotógrafos e doulas segue suspensa.

As visitas religiosas e demais trabalhos voluntários e sociais seguem suspensas, conforme a Portaria SES nº342 de 20 de maio de 2020.

 

Notícias relacionadas