Esporte

Fazendo história no Handebol

Personal trainer do município participa, pela primeira vez, da Liga Nacional de Handebol e conquista resultado histórico.

24 de dezembro de 2020

Um dos grandes desafios, no ano de 2020, foram as competições nacionais, em virtude de toda a sua logística, diante do enfrentamento da pandemia da Covid-19. No entanto, isso não foi empecilho para a realização da Liga Nacional de Handebol 2020, entre os dias 15 e 20 de dezembro, na Instituição Religiosa Perfect Liberty, em Arujá (SP). A grande novidade para esta temporada foi o modelo “bolha”, inspirado no sucesso de grandes ligas pelo mundo, como a NBA, no qual, todas as partidas se concentraram em um único local.

E Pomerode esteve presente nas disputas. O personal trainer Marlon Borralho, de 32 anos – completados durante a competição -, integrou a equipe do Carajás Handebol (PA). Atleta de Handebol há mais de 20 anos, o pivô diz que o convite partiu do próprio presidente do clube, Roger Moura, que viu uma oportunidade única de colocar uma equipe competitiva no campeonato, a fim de ficar entre os quatro primeiros colocados.

“Aceitei este desafio com muita felicidade, pois essa era a única competição, em nível nacional, que ainda não tinha participado. É onde encontramos os melhores clubes do País. E poder competir de igual para igual, com eles, foi memorável”, destaca Borralho.

 

Foto: Divulgação / Liga Nacional de Handebol


 

Por ter integrantes de todas as partes do Brasil, o entrosamento com seus companheiros de equipe foi uma das dificuldades que teve que superar. “A nossa equipe se reuniu uma semana antes da competição, na cidade de Sorocaba, para a fase de treinamento e ajustes. Foram dias muito intensos de treinamento, com a Comissão Técnica, que desempenhou um papel fantástico. Devo dizer que não foi fácil ficar longe da minha esposa e dos meus dois filhos nessas duas semanas. Mas valeu muito a pena viver essa experiência e poder ter chegado entre os quatro melhores times do Brasil”.

Isso mesmo. Apesar de todos os percalços, o time concluiu o objetivo traçado pela diretoria. “Obtivemos um feito histórico, pois fomos a primeira equipe do Norte do País a chegar a uma semifinal de Liga Nacional. Infelizmente, o resultado final ainda não foi definido. Devido a um surto de infectados pela Covid-19 na delegação do Pinheiros Handebol, as finais foram canceladas. Por conta disso, não tivemos a oportunidade de realizar a partida e lutar pela medalha de bronze. Mas isso não tira o brilho do time e a satisfação de poder fazer parte desta história”.

 

Foto: Divulgação / Liga Nacional de Handebol


 

Orgulho do esporte

Apaixonado pela modalidade, Borralho não poupa palavras para expressar a sua gratidão, diante do resultado obtido por sua equipe. “Uma das coisas que marca toda minha trajetória, nesse esporte, é o ‘sonho + trabalho duro’. Eu sempre me imaginei jogando em alto nível e obtendo bons resultados, tanto no esporte, quanto na vida. Mas o que faz com que esses sonhos se tornem realidade é o trabalho, pois não há vitória sem sacrifícios. Tenho muitas cicatrizes, que me fazem lembrar de cada batalha vencida e, até mesmo, perdida. E quando olho para essas cicatrizes, me sinto cada vez mais forte, para continuar lutando pelos meus ideais. E pelo fato de ser personal trainer, gosto de fazer algumas analogias com a minhas trajetórias no esporte e compartilhar com meus alunos, como forma de experiência”, pondera.

 

Foto: Divulgação / Liga Nacional de Handebol


 

Sua história dentro da modalidade trouxe muitos benefícios, tanto esportivos, quando pessoais. “Em 2008, deixei a casa dos meus pais e ‘saí’ pelo Brasil, vivendo do esporte e construindo uma história. Hoje em dia, consigo fechar os olhos e dizer para mim mesmo que eu venci. Sou muito grato, também, a todas pessoas que passaram pela minha vida e que, de alguma forma, contribuíram para a minha formação. Não vou citar nomes, pois a lista é muito grande. Mas, em especial, deixo meu agradecimento ao Carajás Handebol, por acreditar no meu trabalho e permitir que eu fizesse parte desse momento histórico”, finaliza.

 

Notícias relacionadas