Esporte

Covid-19: o forte impacto da doença nas competições continentais

Duas das mais importantes competições do mundo, Champions League e Libertadores da América podem sofrer grandes alterações nesta temporada.

7 de abril de 2020

​Uma temporada sem campeões da ​Champions League e da Liga Europa? Pois essa possibilidade, em meio às incertezas que assolam o mundo por conta da pandemia de coronavírus, já não é descartada, nem mesmo pelo presidente da Uefa, Aleksander Ceferin.

Em entrevista, ele deixou claro que a retomada das competições europeias não depende da entidade. “Se as autoridades não nos permitir jogar, então, não podemos jogar. Estamos esperando o desenvolvimento desta terrível situação no mundo e, principalmente, na Europa, mas o fato é que não sabemos muito”, disse. O dirigente, no entanto, deixou claro que uma decisão referente ao cancelamento ou não das disputas precisa ocorrer de uma maneira rápida. “Não podemos jogar em setembro ou outubro”, destacou. 

A Champions League, no momento em que foi paralisada, tinha quatro times classificados às quartas de final (Paris Saint-Germain, Atalanta, Atlético de Madri e RB Leipzig). Ou seja, ainda faltavam definir metade das vagas. Já a Liga Europa se encontrava em meio à fase de oitavas de final. Diante deste cenário, Ceferin mais uma vez falou sobre a ideia de jogar com portões fechados. “É melhor ter os jogos na TV, trazendo energia positiva aos lares, que é o que as pessoas querem, do que não jogar. E, se for assim, as partidas precisam ocorrer em julho ou agosto”, conclui.

 

Libertadores da América

Após a paralisação da competição Sul-Americana por conta do avanço da pandemia de coronavírus pelo continente, a Conmebol colocou a semana de 06 de maio como marco de retomada da competição. Pois essa previsão já está totalmente defasada, e uma nova data deverá ser estipulada nos próximos dias. Porém, nos bastidores da entidade que organiza a disputa não existe nem mais a convicção de que a final poderá ser disputada no dia 21 de novembro, no Maracanã.

Na última quinta-feira, dia 02 de abril, durante congresso realizado por videoconferência, o presidente Alejandro Domínguez disse que não existe pressa em recomeçar a disputa, mesmo que 60% das cotas que deveriam ser pagas aos clubes já tenham sido adiantadas. Aliás, a volta das partidas não depende da Conmebol, uma vez que a percepção de dirigentes, após contato com autoridades governamentais, é que as fronteiras entre países dificilmente estarão totalmente liberadas em um curto espaço de tempo, o que impediria a finalização do torneio.

 

Alejandro Domínguez. presidente da Conmebol (Foto: Gety Images)

O Brasil, por exemplo, estendeu por mais 30 dias a proibição de passagens terrestres com oito países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Além disso, os acessos para Venezuela e Uruguai também não são permitidos, sem contar que existe restrição para a entrada de estrangeiros por aeroportos e, também, dificuldade de acesso via portos. Outra nações adotam as mesmas medidas, e é por isso que não se sabe se em junho ou julho o panorama será diferente. Isso vale, também, para a Copa Sul-Americana.

Fonte: 90min

 

Quer receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.

Notícias relacionadas