Níveis baixos dos rios de Pomerode continuam preocupando o Samae
Desde julho, há pouco registro de chuvas em Pomerode, em função da estiagem que atinge nosso estado
Devido ao pouco volume de chuva registrado desde junho até o momento, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pomerode já ligou as luzes amarelas. Semanas atrás, o Jornal de Pomerode visitou as usinas de captação e tratamento do Samae, para conferir a real situação dos locais. Naquela ocasião, era possível ver o fundo do Ribeirão do Salto com facilidade, além da baixa correnteza de água, devido à estiagem que atinge boa parte de Santa Catarina.
E neste mês de agosto, a previsão é de que o clima continue seco no estado, principalmente na região do Vale do Itajaí. Ricardo Campestrini, presidente do Samae, explica que já tinha conhecimento de que a estiagem iria continuar neste mês, mas a cada dia que passa, mais baixos ficam os níveis dos rios e ribeirões que alimentam as Usinas de Tratamento ETA I e ETA II.
“Nossas usinas estão trabalhando com uma velocidade de vazão menor. O Ribeirão do Salto e Clara, que alimentam a ETA I, estão com níveis muito baixos, mas ainda estamos conseguindo captar normalmente a água que vem desses dois ribeirões, porém, com o sinal de alerta ligado. O Rio do Testo, que alimenta a ETA II, estava mais normalizado no mês passado, porém, neste mês, já apresenta nível baixo de água, o que também nos preocupa”, explica o presidente do Samae.
A ETA I, localizada no Centro, atende praticamente 40% de Pomerode. Como dito anteriormente, a previsão é de que o clima seco continue neste mês, em função disso, para não prejudicar o abastecimento na cidade, Campestrini pede à comunidade o uso consciente de água, para que a situação não piore nos próximos dias.
O presidente da autarquia também afirma que o Samae está ciente da situação e monitora o nível do rio e de como está a captação nos pontos em que é feita na cidade, no Rio do Testo, em Testo Alto; no Ribeirão do Salto, em Pomerode Fundos; e no Ribeirão Clara, além do poço profundo no Vale do Selke Grande.
“Por ora, a situação ainda é apenas de alerta. Porém, se continuar não chovendo muito, será preciso que tomemos outras providências. Por isso, o apoio da comunidade é importante, no sentido de utilizar o recurso hídrico com bom senso, não desperdiçando-o”, reafirma.
Previsão
Para os próximos dias, de acordo com o Climatempo e a Epagri/Ciram, há previsão de chuva para Pomerode, porém, ainda sem grandes volumes, a partir de segunda-feira, mas que não deve se estender por muitos dias.
Em Santa Catarina, os municípios de Guaraciaba, José Boiteux, São João Batista, Rio das Antas e Rio Negrinho possuem estações de captação de água que já estão em estado de emergência, devido à estiagem.
Outras seis estações em cidades catarinenses estão em estado de alerta, algumas nos mesmos municípios que têm estados de emergência em seus locais de captação.