Vídeo: Neve é registrada na Serra Catarinense, em pleno novembro
O mês de novembro começou com acerto da previsão incomum para o período: a neve chegou nos pontos mais altos da Serra Catarinense.
Foto: Mycchel Legnaghi
Pela primeira vez na história, Santa Catarina registrou neve no mês de novembro.
O fenômeno climático foi registrado no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, enquanto houve chuva congelada em São Joaquim, no fim da madrugada desta terça-feira, 1º de novembro, ambas localidades da Serra Catarinense.
A neve mais tardia já documentada na região Sul do país ocorreu em 19 e 20 de outubro de 1946, no Rio Grande do Sul.
Previsão para os próximos dias
Conforme boletim do Epagri/Ciram, haverá registro de temperatura baixa em SC, com frio mais intenso em todas as regiões na noite desta terça-feira, 1º de novembro.
Já na madrugada desta quarta-feira, dia 02, o frio seco favorece a condição de geada nas áreas altas do Extremo Oeste ao Planalto Sul, com mínima próxima de 0°C e negativa de até – 4°C no Planalto Sul.
No Vale do Itajaí e Litoral, as mínimas serão mais amenas devido a nebulosidade, variando de 8°C a 12°C. Isso ocorre também no Planalto Norte, com mínimas de 4°C a 6°C.
Imagens: Cláudia Bletsch / SCC/SBT
Terça-feira (1º de novembro)
Tempo: predomínio de nuvens com chuva fraca e chuviscos isolados em SC, melhorando no decorrer do dia a partir do oeste e sul do Estado.
Temperatura: baixa devido a uma massa de ar polar em SC, com frio mais intenso à noite.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral (40 a 60km/h).
Sistema: intensa massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil, atípica para a época do ano. Jato Subtropical (ventos fortes em altitude) em SC.
Quarta-feira (02 de novembro)
Tempo: frio com sol e algumas nuvens em SC. No Litoral e Vale do Itajaí condição de chuva fraca/isolada, especialmente na madrugada, início da manhã e noite, devido à circulação marítima.
Temperatura: baixa, com geada nas áreas altas do Extremo ao Planalto Sul (ver Aviso Meteorológico).
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.
Sistema: intensa massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil.
Quinta-feira a Sábado (02 a 05 de novembro)
Tempo: estável com sol e variação de nuvens em SC. No Litoral e Vale do Itajaí condição de chuva fraca/isolada na madrugada, início da manhã e noite, devido a circulação marítima.
Temperatura: baixa, com condição de geada nas áreas altas do Planalto Sul no amanhecer de quinta e sexta-feira.
Vento: sudeste, com variação para nordeste no oeste do Estado, fraco a moderado.
Impactos
O setor agrícola é o mais atingido pela mudança brusco e incomum do clima. Cultivos de versão no Sul, como milho e soja, podem ter problemas no desenvolvimento. Folhosas e frutíferas em fase de floração também podem ser prejudicadas.