Necessidade antiga
Antes localizado em uma pequena sala nos fundos do Posto de Saúde do Centro, agora o Samu está localizado em uma área com muito mais conforto e qualidade.
Antes localizado em uma pequena sala nos fundos do Posto de Saúde do Centro, agora o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu está localizado em uma área com muito mais conforto e qualidade. Ainda no Centro da cidade, a nova sede encontra-se na Rua Heinrich Kamchen, mesma rua da C.E.I.M. Dorothea Hoeft Borchardt. Para o coordenador médico municipal, Dr. Roberto Amorim Moreira, a alteração só traz benefícios. Com a mudança há mais qualidade nas acomodações para os nossos funcionários, o serviço ganhará visibilidade e houve adequação da sede conforme orienta o Ministério da Saúde, qualificando-a, além de que teremos o serviço próximo aos usuários, afirma.
As exigências do Ministério da Saúde, conforme Portaria 2048, regulamentam o atendimento pré-hospitalar efetuado pelo Samu. Com mais comodidade e conforto, a nova sede conta com copa, dois quartos, banheiros individualizados, garagem exclusiva para ambulância, sala para serviços administrativos, local para lavar a ambulância, expurgo, além de mais segurança aos funcionários.
A mudança aconteceu na semana passada e já estava prevista há algum tempo. E com a melhoria nas instalações mais investimentos podem ser efetuados. Com a melhoria das instalações do Samu poderemos solicitar ao Ministério da Saúde mais verbas para o município, visando mais investimentos neste serviço, afirma Dr. Roberto.
Em local de fácil escoamento, a localização da sede também facilita o atendimento às vítimas, uma vez que sua saída dá acesso a todos os bairros. Estando próxima da Rua Luiz Abry, que é uma via de escoamento de veículos de nossa cidade, a localização também facilita o trabalho, comenta.
A mudança, no entanto, não é definitiva. Na vida nada é definitivo. A sede é alugada, porém temos a expectativa de ficar aqui uns bons anos até que consigamos verbas do Ministério da Saúde e do município para construirmos uma sede própria, ressalta.
Com quatro técnicos e quatro motoristas, totalizando oito profissionais, a gestão administrativa do Samu está sob responsabilidade da Secretária de Saúde. A gestão administrativa do SAMU está sob a responsabilidade da Secretária de Saúde do Município, Sra. Kelly Dallmann. A gestão técnica é vinculada à regulação estadual que faz a capacitação dos profissionais e coordena a liberação das ambulâncias para o atendimento de urgência através do fone 192, completa.
As melhorias para a entidade têm sido uma busca constante e tem por objetivo a qualificação. Desde que assumimos a Secretaria de Saúde, estamos numa campanha de valorização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Pomerode, para que a população se beneficie ainda mais do serviço. O grande objetivo é qualificar ainda mais o atendimento fazendo com que o serviço médico se desloque até o usuário nos momentos em que ele mais precisa, finaliza o coordenador.