Esporte

Nas pistas, dando exemplo para a juventude

Ildo Doege foi um dos primeiros a ingressar na categoria Master do Atletismo Pomerode e já conquistou medalhas representando a cidade

11 de novembro de 2023

Foto: Raphael Carrasco / JP

O esporte como uma rotina na vida, desde jovem. Aos 52 anos, Ildo Doege integra o quadro de atletas da equipe de Atletismo de Pomerode na categoria Master. Ele é o primeiro esportista desta categoria a representar a cidade e também o primeiro a conquistar medalhas, no Master (mas deixaremos para falar das conquistas, um pouco mais à frente, nesta matéria).

Ildo começou a praticar o esporte, com mais frequência, no ano de 1992, quando tinha 21 anos, através do Karatê. O pomerodense pratica a modalidade até os dias de hoje e é faixa preta da arte marcial.

Porém, o atletismo sempre foi um dos objetivos do pomerodense. Mas, por conta da dificuldade de ter acesso à modalidade, antigamente, acabou deixando de lado a oportunidade de entrar nas pistas. Em 2018, após muitos anos praticando Karatê, surgiu o convite para começar na corrida de rua.

“Eu não tinha conhecimento sobre. Aí recebi o convite de amigos e fui conhecer um pouco mais. Então, comecei a fazer o funcional e quando tive a primeira oportunidade de estrear nas corridas de rua aceitei o desafio. Desde 2018, não parei mais e até hoje participo de inúmeras corridas de rua”, conta o aposentado.

E, após a sua primeira experiência em correr pelas ruas, de forma oficial, a rotina também começou a mudar pensando em uma melhor preparação. Hoje, a rotina de treinamentos de Doege funciona da seguinte forma: corrida todos os dias, percorrendo cerca de 50 km por semana. E, o apoio também está dentro de casa, já que a esposa, Sandra Passold Doege, começou a acompanhar o marido durante as corridas que são feitas diariamente. E é claro que hábitos alimentares saudáveis também fazem parte do cotidiano do casal para manter o bom rendimento e uma vida saudável.

Ildo e a esposa Sandra compartilham rotina em casa e também nas corridas de rua. (Foto: Raphael Carrasco / JP)

 

Após muitas corridas de rua, veio em mente o desafio de participar do atletismo, um sonho antigo do pomerodense.

E a idade não foi um impecilho para que pudesse começar na modalidade. Após conversas com o treinador do atletismo pomerodense, Odair dos Santos, o popular Chico, Ildo Doege começou a praticar juntamente com jovens promessas do esporte, que inclusive, já foram pauta do Jornal de Pomerode.

Quando ingressou com a equipe da cidade na modalidade, o pomerodense logo fez a sua filiação à Federação Catarinense de Atletismo (FCA). E, neste ano, foi a oportunidade de competir, vestindo a camisa de Pomerode em um campeonato estadual de atletismo, realizado em Timbó. E, logo em seu primeiro campeonato, Doege conseguiu resultados expressivos, conquistando três medalhas na categoria Master, sendo 1º lugar nos 1500 e 5000 metros e no lançamento de Dardo.

Ildo conta que não estava esperando ter um bom desempenho logo em seu primeiro torneio de atletismo e falou sobre a experiência de ter representado Pomerode, aos 52 anos de idade.

“Foi algo novo e diferente. Depois de tantos anos praticando o esporte, foi uma sensação totalmente inexplicável, afinal, foram três medalhas. Mas eu realizo a prática esportiva por gosto, não somente para conquistar medalhas. O esporte é meu estilo de vida, é saúde, é motivação”, comenta o atleta.

O pomerodense também falou sobre a relação que tem com os jovens que praticam a modalidade.

“Os jovens que fazem parte do nosso atletismo possuem muito potencial. E muitos já me falaram que sou um exemplo pra eles. Isso me deixa muito feliz, pois é também um reconhecimento de todo o cuidado com a saúde e treinamentos. Eu enxergo neles uma geração muito promissora e espero também contribuir com a minha experiência para agregar no desempenho deles”, finaliza Ildo.

Foto: Raphael Carrasco / JP

Notícias relacionadas