Não seja omisso, denuncie!
“Denuncie agora para não precisar encarar este problema mais tarde”
A população tem criticado severamente o aumento da criminalidade, seja em Pomerode ou em outras cidades espalhadas pelos quatro cantos do país. Cobra-se mais efetivos, reforço no policiamento, estratégias de investigações que prendam bandidos em poucos dias. Contudo, o que se faz de concreto para auxiliar e colaborar com a diminuição da criminalidade?
O questionamento proposto tem como objetivo despertar na população o sentimento de que é necessário descruzar os braços e unir forças. De que maneira? Uma delas é através da denúncia.
Em entrevista com o delegado da Polícia Civil, Luiz Carlos Gross e com sua equipe de investigadores a redação do Jornal de Pomerode foi informada que o sistema de disque denúncia foi aprimorado e que a unidade pomerodense encontra-se capacitada para receber, de forma anônima, por telefone, informações que possam auxiliar na investigação de crimes até então sem testemunhas e provas.
O delegado explica que o Disque Denúncia é um serviço destinado a mobilizar a sociedade na luta contra o crime e a violência no Estado de Santa Catarina. Foi criado em outubro de 1998 com o objetivo de estabelecer uma parceria da Polícia Civil de Santa Catarina com a sociedade permitindo uma resposta rápida e efetiva ao combate ao crime.
As ligações para o Disque Denúncia, que funciona de forma ininterrupta e tem a capacidade de receber até 200 denúncias por dia, são realizadas por meio do número 181. “Sua principal característica é o caráter sigiloso dos procedimentos, já que em momento algum o denunciante precisa identificar-se. O nosso compromisso é checar as informações sem o envolvimento da fonte, evitando assim sua exposição a qualquer tipo de risco. Em todas as cidades onde foi instalado, o Disque Denúncia tem recebido uma resposta significativa da população. Exatamente por isso, ele representa uma importante arma na luta contra a violência e a criminalidade”, complementa o Delegado.
Em Santa Catarina esse serviço vem obtendo resultados surpreendentes desde a sua criação. Cerca de 40% das denúncias recebidas procedem, ajudando na prisão de quadrilhas, apreensão de drogas e armas, prisão de criminosos condenados e foragidos.
Objetivo
– Permitir que a sociedade colabore com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, aumentando a eficiência das polícias.
– Estimular o cidadão a adotar um comportamento proativo caso testemunhe ou tome conhecimento da existência de algum delito.
– Reunir provas que resultem na punição de atos delituosos.
– Desencorajar a prática de crimes, contravenção penal e ações antissociais, erradicando a sensação de impunidade em razão da possibilidade de constante monitoramento.
MOTIVOS PARA LIGAR PARA O 181
A violência e a criminalidade não escolhem suas vítimas. Você pode não ter sido atingido diretamente por um crime, nunca ter sido assaltado, mas de alguma forma você é afetado por isto diariamente. Queremos viver numa comunidade mais segura. Mas como e o que fazer para que isto possa acontecer? É justamente aí que o Disque Denúncia pode ajudá-lo a dar a sua contribuição. Você pode ter uma informação que ajude a polícia numa investigação ou que evite a ocorrência de um crime. Não importa que ela lhe pareça insignificante. Pode ser decisiva para levar um criminoso para a cadeia, pode salvar uma vida.
ATUAÇÃO
– O Disque-Denúncia é mantido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, com a participação da Polícia Civil de Santa Catarina. – O serviço atende 24 horas por dia, garante o anonimato do denunciante e as ligações à sua Central não são rastreadas.
– Durante a ligação telefônica, o denunciante recebe um número/ protocolo para que posteriormente acompanhe o desdobramento das investigações e, caso queira, forneça mais informações sobre o caso.
– Depois de recebida, a denúncia é analisada e despachada ao setor competente dos Órgãos de Polícia.
– Após investigações e providências dos Órgãos de Polícia, os resultados são informados ao Sistema Disque Denúncia para registros estatísticos.
O que denunciar
– Uso e comércio de drogas;
– Maus tratos à mulheres,
crianças, adolescentes e idosos;
– Furtos de veículos;
– Corrupção policial;
– Uso indevido, tráfico e porte
ilegal de armas;
– Sequestros relâmpagos,
dentre outras situações.
O Disque Denúncia da Polícia Civil não serve para solicitar rondas pela cidade, isso é atribuição da Polícia Militar. O Disque Denúncia da Polícia Civil é para informações sobre pessoas que cometeram crimes e que, de alguma forma, não foram identificadas.