Muita lama na etapa do Rally de Pomerode
Chuva forte (e até granizo) foi a tônica da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally, que aconteceu no sábado (23) em Pomerode.
Chuva forte (e até granizo) foi a tônica da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally, que aconteceu no sábado (23) em Pomerode. Com 30 carros inscritos a prova foi disputada em três categorias: N4, A6 e N2. A dupla vencedora da categoria N4 (carros 2.0, 4×4, com preparação livre) foi Ulysses Bertholdo/Rafael Capoani (Mitsubishi), seguido pela dupla Juliano Sartori/ Rafael Sartori (Subaru). “Mesmo com os problemas que tivemos, para nós o resultado foi excelente. O carro falhava muito quando subia de giro e no final, o turbo estourou. Para a nossa sorte, conseguimos abrir uma boa vantagem de tempo do Juliano Sartori”, conta o piloto Ulysses Bertholdo, que continua líder do campeonato na categoria N4, agora com 42 pontos e uma vantagem maior das duplas que dividem a segunda posição no campeonato, Jaime Rossler/ Aury Klein (Mitsubishi) e Cláudio Rossi/Alexandre Saft (Mitsubishi), que continuam com 25 pontos na tabela.
A primeira dupla não participou da prova em Pomerode e a segunda bateu forte em um poste, na especial de número seis. “De maneira geral foi um rally muito difícil, mas gosto mesmo de provas assim. O importante é não deixar de marcar pontos”, complementa o líder da N4. A dupla Juliano Sartori/Rafael Sartori, com 24 pontos, subiu uma posição no campeonato e ocupa agora a quarta colocação na classificação da categoria.
Na A6 (carros 1.6 com preparação livre), a dupla vencedora foi Luis Tedesco/Kz Morales (Fiat), seguida por Rafael Tulio/C. Maestrelli (Peugeot) e Sady Bordin/G. Rocha (Peugeot). Luis Tedesco continua liderando na categoria, com 45 pontos, contra 34 de Sady Bordin. “Este rally foi sensacional. Pomerode realmente tem as estradas próprias para a prática de rally”, ressalta Tedesco, que complementa elogiando a especial cinco que, para ele, foi uma das melhores que correu até hoje, por ter as características que mais gosta ? trecho longo, técnica e de alta velocidade. “Andamos fortes em todas as especiais e correu tudo bem, mesmo com o perigo do piso molhado”, comemorou seu navegador Kz Morales, que também lidera o brasileiro na categoria entre os navegadores da A6, com 45 pontos.
Já na categoria N2 (carros 1.6, com preparação limitada). a dupla vencedora foi Reinaldo Varella/Ivan Bertagna (Fiat). Na segunda colocação, ficou Paulo Nobre/Patrícia Romanatti (Peugeot), seguidos de Jean Azevedo/Jorley Júnior (Peugeot). Na soma de tempos, o carro dirigido por Paulo Nobre ficou em primeiro, mas foi penalizado em 40 segundos por falta de cumprimento de horário na largada da sexta especial.
Reinaldo Varella continua liderando na categoria N2, com 57 pontos. “O rally de Pomerode foi muito gostoso. O piso estava muito liso e a chuva até deu um glamour especial na prova”, comemora com bom humor o piloto tido como um dos mais experientes em pisos ruins. A experiência em pisos escorregadios também valeu para Jean Azevedo, piloto de moto que já participou seis vezes do Rally Paris Dakar.
Das oito especiais programadas para a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally ? Pomerode, foram completadas seis, devido ao acidente da dupla Cláudio Rossi/ Alexandre Saft, que resultou no cancelamento das especiais seis e oito no mesmo trecho. “Escorreguei numa curva à esquerda e acabei batendo. O piso estava muito molhado e escorregadio”, lamenta o piloto Cláudio Rossi, atual vice-líder da categoria N4. “Decidimos cancelar as especiais pela segurança dos pilotos e moradores da região e também para podermos reparar o poste caído com os fios de luz, que abastece a população local”, contou Ricardo Costa, diretor da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). Trinta duplas largaram nesta etapa e oito não conseguiram completar a prova.
CLASSIFICAÇÃO ETAPA POMERODE
Categoria N4
1 – Ulysses Bertholdo/R. Capoani
2 – Juliano Sartori/ Rafael Sartori
3 – Cláudio Rossi/ Alexandre Saft
Categoria A6
1 – Luis Tedesco/ Kz Morales
2 – Rafael Túlio/ C. Maestrelli
3 – Sady Bordin/ G. Rocha
Categoria N2
1 – Reinaldo Varella/ Ivan Bertagna
2 – Paulo Nobre/ P. Romanotti
3 – Jean Azevedo/ Jorley Junior