Geral

Motorista, olha a pista

Para celebrar o Dia do Motorista, em 25 de julho, a empresa Supremo Cimento realizou sua 1ª Semana do Caminhoneiro Supremo. No período de sua realização, o evento ofereceu palestras variadas para os colaboradores sobre cuidados no trânsito, saúde e meio ambiente.

1 de junho de 2015

Para celebrar o Dia do Motorista, em 25 de julho, a empresa Supremo Cimento realizou sua 1ª Semana do Caminhoneiro Supremo. No período de sua realização, o evento ofereceu palestras variadas para os colaboradores sobre cuidados no trânsito, saúde e meio ambiente. As atividades foram iniciadas na última terça-feira, dia 22 de julho, com apresentação sobre Direção Defensiva. O objetivo é chamar atenção sobre os perigos nas rodovias e recordar os motoristas sobre práticas para evitar acidentes. Em seguida, os presentes receberam informações valiosas de um médico sobre os cuidados com a saúde, benefícios da atividade física, alimentação, doenças e o uso de substâncias estimulantes. Nos dias 23 e 24 de julho, foi a vez do meio ambiente ser colocado em pauta. Com a palestra Coleta Seletiva de Resíduos, os colaboradores tiveram suas dúvidas esclarecidas quanto ao lixo reciclável e o problema da destinação incorreta dos resíduos.

Colaborador da Supremo há dois anos, o caminhoneiro Ingo Lemonie, de 50 anos aprovou o evento. Ingo foi motorista de ônibus grande parte da vida e se aposentou na função, mas então o seu vizinho recomendou que ele se tornasse caminhoneiro, e a ideia lhe pareceu boa. Ingo comprou um caminhão e presta serviços para a Supremo. Ele conta que um dos grandes desafios da profissão é a falta de respeito no trânsito. Os carros menores me podam o tempo todo, o caminhão é pesado e é preciso muito cuidado para que um acidente não ocorra. Tem que dar distância, estar atento, pois num piscar de olhos podemos bater, conta Ingo. Os percursos que faz não são tão longos. Circula bastante pela região, mas queixa-se das más condições das rodovias de Santa Catarina. Tem muitos buracos na BR-470. Isso sem falar das filas que se formam às 7h, ao meio dia, às17h, queixa-se.

O caminhoneiro achou que o evento foi bastante proveitoso. Durante minha carreira, sempre participei de cursos e palestras, mas dessa vez o enfoque foi o motorista. Gostei muito do esclarecimento do médico sobre doenças como a diabete, afirma Ingo.

De acordo com o Diretor Comercial da Supremo, Evanilton Braga Corteletti, ações como essa são fundamentais para valorizar a categoria profissional, que nem sempre tem o devido reconhecimento no Brasil, além de estabelecer elos efetivos entre a organização e seus colaboradores. Nossa preocupação está focada na construção de um relacionamento entre nossos motoristas o nossos clientes. Ao longo de dois anos, estudamos maneiras de gerar maior aproximação, entre eles e a Semana do Caminhoneiro Supremo atua como um canal para os motoristas escutarem o que temos a dizer. É importante que os serviços prestados tenham qualidade. Todos saem ganhando. As palestras ministradas durante os quatro dias de evento foram pensadas para trazer benefícios ao colaborador com temas de saúde, trânsito e meio ambiente. Eles têm jornadas longas de trabalho e por vezes, não tem tempo de ter um cuidado maior consigo mesmo, evidencia o executivo.

O encerramento da 1ª Semana do Caminhoneiro foi marcado por um circuito de saúde, realizado em parceria com o Sesi, no qual os participantes puderam aferir a pressão, medir índices de massa corpórea (IMC), circunferência abdominal e flexibilidade.

Notícias relacionadas