Morre Maggie Smith, a professora Minerva de Harry Potter, aos 89 anos
O falecimento foi confirmado pelos filhos, Toby Stephens e Chris Larkin
Foto: Reprodução/Warner Bros
A atriz britânica Maggie Smith, famosa pelos papéis de Minerva McGonagall (saga Harry Potter) e Lady Violet (Downton Abbey), morreu aos 89 anos.
O falecimento foi confirmado pelos filhos, Toby Stephens e Chris Larkin, em um comunicado. “É com grande tristeza que informamos a morte de Maggie Smith. Ela morreu pacificamente, no hospital, na manhã desta sexta-feira (27). Uma pessoa intensamente reservada, esteve com seus familiares e amigos até o fim. Ela deixa dois filhos e cinco amados netos, que estão devastados com a enorme perda de sua extraordinária mãe e avó”, escreveu a família, em comunicado.
Maggie ficou mundialmente conhecida pelo papel icônico de Minerva McGonagall, professora de “transfiguração” em Harry Potter, seguindo no papel ao longo dos oito filmes da saga.
Recentemente, ela conquistou ainda mais o carinho de fãs internacionais ao interpretar a condessa Lady Violet, na série Downton Abbey.
Ainda, alguns de seus papéis de maior sucesso foram como a madre superiora de Whoopi Goldberg em Mudança de Hábito, acompanhante neurótica em Uma Janela para o Amor, e da velha sem-teto de A Senhora da Van.
Margaret Smith nasceu em Ilford, Essex, no sudoeste da Inglaterra, em 28 de dezembro de 1934. Sua estreia nos palcos da Oxford Playhouse foi no início dos anos 1950. Logo depois, ela passou a fazer parte da trupe teatral Old Vic, e após esteve na Royal National Theatre, onde conquistou sucesso ao lado de seu marido, o também ator Robert Stephens.
No cinema, Maggie alcançou o sucesso já na década de 1960 e, em 1969 logo conquistou o Oscar de melhor atriz, pelo papel em “Primavera de uma Solteirona”. Seu segundo Oscar veio em 1979, por “California Suite”. A atriz também venceu quatro Emmys, três Globos de Ouro, um Tony e sete Baftas.
Maggie se consolidou como uma das artistas britânicas mais famosas e célebres e, por isso, foi nomeada Comandante da Ordem do Império Britânico, em 1990, e Companheira de Honra, em 2014, como recompensa pelos serviços prestados ao país no campo das artes.