Mente Inovadora chega a Pomerode
A capacitação foi destinada à compreensão do novo sistema de materiais didáticos.
Uma sala de aula com vários professores. As carteiras, comumente ocupadas por estudantes, recebiam educadores de todos os Centros de Educação Infantil da rede municipal de educação de Pomerode. No lugar de cadernos e livros, jogos. Isso mesmo, a capacitação foi destinada a compreensão do novo sistema de materiais didáticos que a Prefeitura Municipal de Pomerode, através da Secretaria de Educação e Formação Empreendedora, adquiriu recentemente.
Na segunda e terça-feira (20 e 21) 15 docentes receberam durante o período de 20h o curso de capacitação para a aplicação do Projeto Mente Inovadora. Durante a capacitação estiveram diante de uma metodologia de ensino e de uma prática pedagógica inovadora que se utiliza dos jogos de tabuleiros para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Durante o curso conheceram, estudaram, praticaram e se utilizaram da metodologia de forma a construir conhecimento para o início a aplicação e andamento ao projeto. Neste curso o professor recebeu todo apoio pedagógico para avançar em busca de novos jogos e novas estratégias de jogo proporcionando aos alunos a evolução necessária para a construção do conhecimento.
Conforme a Secretária de Educação, Neuzi Schotten, o projeto auxiliará no desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais, sociais e éticas dos alunos. “A Metodologia do Projeto Mente Inovadora tem como uma de suas principais ferramentas os jogos de raciocínio. O jogo promove uma proximidade entre professor e aluno, que auxilia na formação do vínculo e contribui para que ele seja uma pessoa importante na formação integral no que diz respeito não só ao conhecimento, mas também a valores, regras sociais e desenvolvimento emocional”. Complementa reforçando que “cada jogo, em cada passo, foca habilidades cognitivas, emocionais, sociais e éticas”.
Uma das integrantes da equipe pedagógica da Mind Lab Brasil, Lucemara, presente na capacitação ministrada em Pomerode, relata que: “A utilização desses jogos diferencia a Metodologia Mind Lab Brasil de outras propostas, principalmente no que diz respeito à sua aplicação. O que se prioriza é a mediação da aprendizagem, que se caracteriza por uma interposição intencional e planejada do mediador que, de forma consciente, assume a responsabilidade de colocar em prática ações pedagógicas para garantir o alcance dos objetivos. A partir das situações iniciais vivenciadas no jogo, são gerados novos conceitos, que podem e devem ser utilizados em outras situações da vida familiar, escolar e social”, explica.
Katlen Daniela Konell, Gerente de Educação Infantil, explica que o projeto beneficiará aproximadamente 200 alunos, com idades entre quatro e cinco anos e que será implementado a partir das próximas semanas. “Os alunos irão receber kits que poderão levar para suas casas. Igualmente acontecerá com os professores. Além disso, todos os C.E.I. receberão também uma quantidade de materiais. O mais interessante é que a família será envolvida nesta atividade e poderá brincar com seus filhos”. Disse ainda que os jogos não geram competitividade excessiva nos alunos da forma com que são mediados pelos professores e que são de fácil compreensão para os estudantes. “Não podem ser tão fáceis que não haja desafios e nem tão difíceis que seja impossível sua solução”.
Marli de Souza Franco, professora do C.E.I. Waltrud Siewerdt confessa que já planejava trabalhar neste ano com atividades lúdicas e que assim, o projeto só veio para somar. “Vejo inúmeros pontos positivos. Serão desenvolvidas as habilidades e o raciocínio será estimulado. Estes jogos preparam para a vida e abordam temas do cotidiano dos alunos. Como mediadores podemos avaliar várias particularidades dos alunos e até mesmo identificar algumas limitações. Estou ansiosa para iniciar o trabalho com as crianças”.
Carmem Schuldt Völz, professora do C.E.I. Rosa Borck, relata que o projeto irá complementar um trabalho que já vinha sendo realizado nos Centros de Educação Infantil. “Já trabalhávamos com atividades lúdicas, mas não desta maneira, não de forma tão completa. São várias as ferramentas que teremos como suporte e que nos permitirão trabalhar o pensar, o planejar e o refletir”.
O método
A Metodologia do Projeto Mente Inovadora utiliza jogos de raciocínio para o desenvolvimento de habilidades emocionais, sociais e éticas. Compõe-se, dentre outros elementos, de Métodos (nomeados por metáforas como “Método do Detetive”, Método das Aves Migratórias”), que são concebidos como “conjuntos de estratégias de pensamento organizadas didaticamente” (Lefèvre, 1975).
Conheça um dos jogos
Hora do Rush – Este jogo é composto por um tabuleiro de 6 x 6 casas, que simula um estacionamento, com 12 carros, 2 ônibus e 2 caminhões. O objetivo do jogo é conseguir retirar o carro vermelho do congestionamento. Todos os veículos podem se mover apenas para frente e para trás, na direção em que são colocados inicialmente. Há 40 cartas desafios, cada uma com uma distribuição diferente de veículos dentro do estacionamento. Para dar início ao jogo, deve-se posicionar os veículos de acordo com o diagrama da carta desafio escolhida. Este jogo aparece no Passo Inicial (Educação Infantil 5 anos, 1º semestre) com os seguintes objetivos:
• Conceituar espaço, movimento e direção: para frente, para trás, para esquerda e para direita;
• Nomear as cores e identificar o tamanho das peças;
• Desenvolver habilidades de transferência de informações do diagrama para o jogo (padrão de reconhecimento);
• Definir o conceito de “problema” e planejar a resolução deste problema fazendo perguntas.
As habilidades priorizadas no trabalho com este jogo são:
• Percepção, de modo claro e preciso, dos detalhes e características dos objetos (peças e tabuleiro);
• Desenvolvimento da orientação espaço-temporal que permita o deslocamento das peças do jogo;
• Conservação da identidade dos objetos (peças) independente das alterações perceptivas;
• Interpretação dos dados, delimitando o que se pede no problema;
• Comparação das peças, extraindo semelhanças e diferenças de acordo com critérios apropriados;
• Interiorização do movimento corporal por meio de esquemas mentais;
• Representação das relações estabelecidas e compreendidas, utilizando-as em outras situações da vida cotidiana.
Impressões de quem participou
“Vejo inúmeros pontos positivos. Estou ansiosa para iniciar o trabalho com as crianças”.
Marli de Souza Franco
Professora C.E.I. Waltrud Siewerdt
“A partir das situações iniciais vivenciadas no jogo, são gerados novos conceitos”.
Lucemara
Integrante da Mind Lab Brasil
“A família será envolvida nesta atividade e poderá brincar com seus filhos”.
Katlen Daniela Konell
Gerente de Educação Infantil
“São várias as ferramentas que nos permitirão trabalhar o pensar, o planejar e o refletir”.
Carmen Schuldt Völz
Professora C.E.I. Rosa Borck
“O jogo promove uma proximidade entre professor e aluno, que auxilia na formação do vínculo”.
Neuzi Schotten
Secretária de Educação