Médico e prefeito: 20 anos trabalhando em prol do HMRT e seus pacientes
Por mais de 20 anos, após mais de oito mil partos, o prefeito e médico Paulo Maurício Pizzolatti, formado na Universidade Federal de Santa Catarina, inclui em sua rotina diária de trabalho a missão desempenhada no Hospital e Maternidade Rio do Testo. ?Foi naqueles corredores, naqueles quartos, em meu consultório,…
Por mais de 20 anos, após mais de oito mil partos, o prefeito e médico Paulo Maurício Pizzolatti, formado na Universidade Federal de Santa Catarina, inclui em sua rotina diária de trabalho a missão desempenhada no Hospital e Maternidade Rio do Testo. ?Foi naqueles corredores, naqueles quartos, em meu consultório, e principalmente, na maternidade, que desempenhei e continuo realizando uma das mais nobres tarefas: trazer vidas ao mundo e atender mulheres em diferentes fases, sendo que todas elas merecem carinho e dedicação?.
Para o prefeito e médico, Paulo Maurício Pizzolatti, associar as duas profissões só fez com que ele se dedicasse mais ainda como Gestor Público para auxiliar na execução de melhoria na instituição de saúde. ?Sou conhecedor da realidade do HMRT. Já passei, como médico, tempos muito difíceis dentro do Hospital. Já vivenciei diversas fases do HMRT, boas e de extrema dificuldades, um dos fatores que me estimulou a entrar na vida pública. Mas vejo um crescimento nos serviços e na estrutura de nosso Hospital.
Quando o prefeito Paulo Pizzolatti foi empossado, a atual gestão do HMRT já estava nas mãos do jovem empresário Rafael Ramthun. ?Quando Rafael e a nova Diretoria assumiu senti que haveria facilidades no relacionamento com a Instituição, Quando assumi tive certeza que poderia contribuir, não só como cidadão e como médico, o que faço há mais de 20 anos, mas como Gestor, colocando a estrutura da Prefeitura Municipal totalmente a disposição do Hospital. Quando ainda estava em campanha, sempre comentei que a saúde seria uma prioridade ?.
Paulo Pizzolatti conta que a primeira ação como prefeito acabou colaborando indiretamente com o Hospital. ?Tínhamos, nos primeiros meses de Governo, repensar a funcionalidade da Secretaria de Saúde, e com isso, estudar formas de fazer com que os munícipes usassem mais os Postos de Saúde, para que, com isso, conseguíssemos desafogar o pronto-socorro. Grande parte da demora no atendimento no Hospital se dava pelo fato que, muitos dos casos atendidos na emergência, poderiam ser atendidos nas Unidades de Família dos bairros. Após um incansável trabalho neste sentido, tanto de instrução da comunidade quanto de reestruturação interna, para que a Secretaria de Saúde conseguisse remontar suas equipes de PSF, contratar mais profissionais, equipar os Postos e mudar a concepção quanto em relação ao atendimento prestado, obtivemos êxito, o que desafogou bastante o HMRT?.
Após esta medida, Paulo Pizzolatti relembra que foi renovado o convênio de cooperação entre o Município e o Hospital e Maternidade Rio do Testo, para a manutenção do serviço de pronto atendimento, e impantado o serviço de sobreaviso médico das especialidades, para oferecer maior respaldo ao serviço de plantão médico e, segurança e qualidade no atendimento à população. ?O Plantão do pronto atendimento atende toda a comunidade seguindo os princípios do SUS, de forma gratuita e íntegra, na área de urgência e emergência. As ações são necessárias para melhor qualidade no atendimento da comunidade. Este convênio é de suma importância, pois conseguimos assegurar à população o atendimento das especialidades na emergência do hospital e o atendimento no ambulatório de ortopedia, conseguindo diminuir consideravelmente a fila de espera por procedimentos e cirurgias de baixa e média complexidade. Antes, o paciente procurava a emergência do hospital e nem sempre conseguia o atendimento do especialista, pois não havia o sobreaviso destas especialidades. Hoje, com este convênio, conseguimos garantir o atendimento?, explica.
Salienta ainda que o convênio tem por objetivo fornecer atendimento aos pomerodenses nas especialidades de anestesia, ortopedia, pediatria, ginecologia/obstetrícia, clínica cirúrgica, cardiologia, análises clínicas e atendimento ambulatorial na especialidade de ortopedia de média complexidade.
Outro momento importante apontado pelo prefeito Paulo Pizzolatti e que contou com o apoio da Administração Municipal foi a elaboração do Plano Diretor do HMRT, para a reestruturação e modernização da Instituição. Fato que permitiu , de forma planejada e organizada, com os pés no chão, entregar algumas obras concluídas: ?Reforma das instalações e aquisição de equipamentos da lavanderia hospitalar; implantação da ETE da lavanderia, aquisição de material para cozinha, adequações do novo refeitório, melhorias no sistema de esgoto sanitário e pluvial, foram algumas das obras e investimentos realizados.?.
Finalizando a entrevista, o prefeito aponta que a próxima meta é auxiliar na ampliação do Centro Cirúrgico, transformando o mesmo em referência na região. ?Reafirmo com muita satisfação, dentro do clima de comemorações dos 90 anos de nosso Hospital, o compromisso desta Administração com a saúde. Não mediremos esforços para que o HMRT cresça ainda mais?.