Manutenção de condicionadores de ar deve ser constante
Ar condicionado não é mais artigo de luxo, portanto precisa de atenção como qualquer outro aparelho.
Ar condicionado não é mais artigo de luxo, portanto precisa de atenção como qualquer outro aparelho. E se é durante a estação mais quente do ano que o seu uso é mais frequente, alguns cuidados devem ser tomados antes que ela chegue. A limpeza do filtro, do sistema e da condensadora devem ser regulares para evitar problemas no futuro.
A falta de manutenção ou manutenções de má qualidade no aparelho pode acarretar em resfriados, alergias e até doenças respiratórias, junto com a proliferação de microrganismos nocivos. Além, é claro, de consumir mais energia.
“Manutenções inadequadas podem causar doenças e é necessário que se faça um bom trabalho para que o aparelho continue eficiente e sem aumento de consumo de energia, além, é claro, de garantir a qualidade do ar que respiramos”, disse Mônica Cristina Eggert da Costa, da GP Ar Condicionado.
O filtro de ar condicionado pode ser limpo pelo usuário do aparelho. Basta retirá-lo e lavá-lo em água corrente. No entanto, o sistema e a condensadora devem ser verificados por especialistas. A época mais aconselhada para essa limpeza é durante o inverno: “entre julho e agosto são os meses ideais para limpeza do aparelho, pois é uma manutenção preventiva. A época não é nem muito quente, nem muito fria, por isso um bom período para prevenção”, completou Mônica.
A falta de manutenção preventiva nos aparelhos pode gerar uma manutenção corretiva no final das contas. Isso aumenta o custo e pode até levar à troca do aparelho. Portanto, programe-se para a estação em que o aparelho mais será utilizado e evite dores de cabeça, ou melhor, resfriados.
Onde encontrar o serviço
GP Ar Condicionado
Endereço: Rua Presidente Costa e Silva, 718 – Testo Rega – Pomerode
Telefone: (47) 3395-0921 e (47) 9103-1450