Mais uma vez, sucesso
Em sua nona edição, a Feijoada do Amadeu, mais uma vez, satisfez os paladares dos pomerodenses e visitantes que compareceram ao evento que ocorreu no sábado, dia 29 de junho. Ao todo, foram 2.400 litros de feijoada, consumidos através de 1658 tickets. Foram feitos 24 tachos de 100 litros e não sobrou nem um tacho, afirma a diretora da escola, Isolete Donato.
Em sua nona edição, a Feijoada do Amadeu, mais uma vez, satisfez os paladares dos pomerodenses e visitantes que compareceram ao evento que ocorreu no sábado, dia 29 de junho.
Ao todo, foram 2.400 litros de feijoada, consumidos através de 1658 tickets. Foram feitos 24 tachos de 100 litros e não sobrou nem um tacho, afirma a diretora da escola, Isolete Donato.
Para transformar o evento em realidade, foram, aproximadamente, 150 pessoas envolvidas, entre APP da escola, diretoria, pais, professores, alunos e amigos da escola. Além disso, os preparos iniciaram em abril. Os membros da APP já iniciaram a organização desde abril. A preparação inicia com reuniões da APP, para definir confecção de cartões, agendamento para o curso da vigilância sanitária, pessoas responsáveis pelas cucas, valores, ingredientes, reserva de carnes e tudo que for preciso. É uma equipe que efetua um verdadeiro trabalho de formiguinha, explica a diretora.
E atendendo as expectativas, esta Feijoada foi a primeira sob o comando da diretora Isolete, que assumiu a direção da escola em 2013. Para mim, sendo o primeiro ano na direção da escola, superou as minhas expectativas particulares. Nem o temporal conseguiu diminuir a motivação do grupo envolvido no evento e nem dos convidados, exalta.
E se chuva não atrapalha o evento, nada pode combater a importância do evento para a escola e comunidade. A feijoada tem uma grande importância para a escola, pois há uma aproximação e cumplicidade entre instituição e comunidade. Um trabalho em equipe, com o objetivo em comum, que são nossos alunos, afirma.
E sem a participação da comunidade local o evento não teria o mesmo gosto e reconhecimento. E quando o assunto é reconhecimento, Isolete agradece a todos que, de alguma forma, contribuíram para que o evento seja o sucesso que é. Quero deixar meus agradecimentos à diretoria da APP, que não mede esforços para que a feijoada se realize com sucesso, à toda comunidade, aos pais, ao comércio da cidade pelas prendas doadas, aos alunos, aos voluntários que dedicam horas de seu tempo para a escola, inclusive os que não tem filhos na escola e outros cujos filhos já saíram e continuam ajudando, a todos os feijoeiros pelo trabalho em equipe. Principalmente salientar que todos fazem um trabalho voluntário, sem cobrar nada. É maravilhoso ver e participar deste grupo de pessoas unidas pela escola, cada um doando um pouco de si, finaliza a diretora.
A história da Feijoada – Tudo começou em abril de 2005, quando a escola foi furtada. Naquela manhã, os funcionários da escola se depararam com portas abertas, documentos espalhados, falta de equipamentos e, até, alimentos. A cena, muito diferente da habitual e lamentável, também serviu como motivador para iniciar um novo desafio: arrecadar fundos para a instituição, através de uma feijoada.
Com o prejuízo contabilizado em mais de R$ 50 mil, o abalo emocional trouxe consigo a ideia que fez história na entidade. Eis então que uma grande equipe foi mobilizada para a realização da primeira feijoada da instituição. E junto com o lado beneficente, a certeza do sucesso do evento que já dura anos.
Assim como atualmente, a primeira edição do evento mobilizou voluntários que, com vontade e alegria, fizeram desta uma grande festa. Foram vendidos mais de 1.200 cartões de feijoada, consumindo aproximadamente 1.500 litros do produto.
Receita
Tente fazer, mas igual à Feijoada feita pelos Feijoeiros do Amadeu da Luz, não vai ser fácil encontrar por aí! Pois ela é feita com uma porção especial de carinho!
Para um tacho de 60 litros:
• 7 kg de ossada de porco;
• 2 kg de lombo defumado;
• 2 kg de linguiça;
• 2 kg costela defumada;
• 2 kg cenoura;
• 1 couve flor;
• 1 kg de cebola;
• 2 kg de chuchu;
• 5 kg de feijão;
• 1 caixa de caldo de feijão
com 6 e alho a gosto (+-200g).