Meio Ambiente

Mais frio e menos chuva: Defesa Civil detalha previsão para os próximo trimestre em Pomerode e região

A previsão é de que as temperaturas fiquem dentro a abaixo da normalidade no trimestre, com alternância entre períodos amenos e episódios de frio intenso

28 de maio de 2022

Foto: Envato Elements

O próximo trimestre (junho, julho e agosto de 2022) encerra a estação de outono e dá início ao inverno no Hemisfério Sul.

continua após a publicidade

Segundo a climatologia, a precipitação média nesses meses é a menor do ano em Santa Catarina, sobretudo entre as áreas litorâneas, Vale do Itajaí e norte de Santa Catarina, variando entre 90 mm 130 mm mensais. Já entre o Planalto Sul e e Extremo-Oeste oscilam de 110 mm a 180 mm. A previsão indica precipitação na média climatológica durante os próximos meses. Destaque para o mês de junho, onde a chuva deve ficar dentro a acima da média climatológica.

O fenômeno La Niña deve se estender até o final da primavera de 2022, contribuindo para a irregularidade da precipitação em Santa Catarina. Apesar da atuação do fenômeno, os meses que se passaram já vêm apresentando chuvas mais frequentes, dentro e até acima da média. Com a previsão de precipitação dentro da média para o próximo trimestre, a condição de escassez hídrica e até mesmo a estiagem tendem a ser atenuadas.

continua após a publicidade

Com relação a temperatura, durante os meses de inverno as massas de ar frio atuam de forma mais frequentes sobre Santa Catarina. A previsão é de que as temperaturas fiquem dentro a abaixo da normalidade no trimestre, com alternância entre períodos amenos e episódios de frio intenso, características da atuação de massas de ar polar.

Notícias relacionadas

Mais Lidas

Publicidade