Geral

Mais cor em Pomerode

Você já pensou em pintar sua casa e ter a sua disposição aproximadamente 1.200 cores para escolher?

15 de setembro de 1999

Você já pensou em pintar sua casa e ter a sua disposição aproximadamente 1.200 cores para escolher? Ou então pintar novamente o seu carro, exatamente na cor original? Se já pensou e um primeiro passo. O segundo é saber onde procurar. Para isso há a ABAM Tintas, que existe em Pomerode já há sete anos, como filial de Jaraguá do Sul e três anos e meio como loja única. Atrás do balcão, está o proprietário, Paulo Maba, não apenas um vendedor, mas um técnico, com vários cursos em fábricas de tintas.


O proprietário Paulo Maba resolveu investir no ramo e adquiriu duas máquinas que fabricam tintas, uma imobiliária, através do sistema Classic Decorator ( para pintura em casas, empresas e outros) e uma automotiva, com capacidade para 7.500 cores precisas, as únicas em Pomerode. Paulo Maba afirma que a procura de novas cores é bem grande atualmente. “Até pouco tempo o branco e o marrom eram as cores escolhidas. Hoje não. As pessoas procuram as mais variadas cores”. Os mais variados matizes de azul, rosa, amarelo, lilás e verde são os que mais saem, explica Maba.


Para colorir sua casa é simples: basta escolher a cor no painel. Depois pega-se a base. Depois os pigmentos que vão dar a cor desejada. Põe-se os pigmentos no dosador e depois é só seguir as medidas exatas contidas na fórmula. São três tipos de tintas, látex, acrílico e esmalte sintético.


Na linha automotiva, o processo é um pouco mais complicado, pois a medida tem que ser extremamente correta, nem uma grama amais ou a menos. A cor exata é dada por uma fórmula emitida pelo computador e depois os pigmentos são misturados na proporção correta em uma balança de precisão. Este é o método mais moderno que existe em termos de pintura automotiva, pois é possível até pintar carros carros importados, o que até bem pouco tempo não era possível, pela inexistência de tintas importadas no Brasil.


Para trabalhar com tinta automotiva, segundo Paulo Maba, é preciso muita atenção e também cuidado. “São 75 pigmentos que dão as 7.500 cores”, informa Maba, que tem 22 anos de profissão e vários cursos de tintas imobiliária e automotiva. Cada curso que uma fábrica oferece, Paulo Maba participa, pois segundo ele “este é um setor que sempre está inovando e não dá para ficar parado. Quem não fizer isso, fica ultrapassado”.


O mercado, conforme o proprietário da ABAM Tintas, está bom, mas poderia melhorar ainda mais. “Pomerode depende muito de compras externas. Ainda se conserva aqui a mentalidade de adquirir produtos em outras cidades, principalmente Blumenau, quando aqui mesmo em nossa cidade temos praticamente tudo o que há em centros um pouco maiores”.


A ABAM Tintas ainda tem muito mais. Além de tudo o que há de mais moderno na área de tintas, a loja possui todos os equipamentos e produtos necessários tanto para o pintor profissional como para o pintor de final de semana. É só dar uma passada e conferir.

continua após a publicidade

Notícias relacionadas

Mais Lidas

Publicidade