Trânsito

Lombadas eletrônicas são ativadas na BR-470

Serão 158 quilômetros cobertos pelos novos pontos de controle de velocidade.

31 de agosto de 2020

A partir desta segunda-feira, 31 de agosto, 17 lombadas eletrônicas serão ativadas na BR-470 entre o Alto Vale do Itajaí e o Meio Oeste Catarinense. A primeira leva, de nove equipamentos, será ligada nesta segunda. Já os outros oito dispositivos vão funcionar a partir de 08 de setembro.

O primeiro equipamento estará no Km 89, em Ascurra, enquanto o último será ativado em Curitibanos, no Km 247 da rodovia federal. Serão 158 quilômetros cobertos pelos novos pontos de controle de velocidade.

De acordo com o chefe de serviço da unidade local do DNIT em Rio do Sul, Cristhiano Zulianello dos Santos, estas duas levas são as primeiras de um total de 27 equipamentos, que entram em operação até o fim de setembro. As próximas ativações estão previstas para os dias 14 e 21 de setembro, mas ainda dependem da conclusão das instalações e das e aferições do Inmetro.

Os equipamentos que já estiverem instalados mas não forem ativados estarão cobertos por sacos plásticos pretos, para não confundirem os motoristas.

 

 

Redutor e controlador

Santos explica que dois tipos de equipamentos serão instalados. São Redutores Eletrônicos de Velocidade (REV), nos quais a velocidade fiscalizada é menor que a regulamentada na via e possuem display, e Controladores Eletrônicos de Velocidade (CEV), que fiscalizam a velocidade regulamentada e não têm display para mostrar a medição.

Segundo o chefe de serviço, os redutores de velocidade são utilizados em trechos considerados mais perigosos ou que precisam de um controle maior da velocidade dos motoristas, e por isso a fiscalização considera uma velocidade menor do que a regulamentada. “(É usado em) Trechos montanhosos, como a Serra São Miguel, em Ibirama. Lá teremos um equipamento de 60 km/h onde a velocidade regulamentada é 80 km/h. Isso serve pra reduzir a velocidade próximo a uma curva com alto índice de acidentes, ou em travessias urbanas, onde normalmente é regulamentado a 60 km/h, mas pela existência de pedestres e ciclistas, é fiscalizado a 50 km/h”, esclarece.

Fonte: ND Mais

 

Notícias relacionadas