Lobinhos a vista
Loba-Guará passa por exame de ultrassom no Zoo Pomerode e deve receber acompanhamento nutricional para se
reproduzir de modo saudável
Na quinta-feira, 26 de fevereiro, uma candidata a futura mamãe do Zoo Pomerode passou por exames de rotina para preparar o “terreno” e gerar filhotinhos. A loba-guará, de aproximadamente 10 anos, já é moradora do Zoo há três anos. A fêmea passou por exame físico completo, tratamento odontológico, exames sanguíneos e de ultrassom para avaliação da saúde e do útero. O procedimento é necessário, pois no ano passado ela apresentou uma alteração uterina, controlada pela equipe técnica que desde então vem monitorando.
É durante o inverno que a espécie entra no período de reprodução, mas os cuidados começam bem antes. “Nós temos um casal de lobos e a intenção é fazer com que eles reproduzam, já que a espécie está vulnerável a extinção”, explica o veterinário Rafael Pagani. O procedimento durou cerca de uma hora e contou com uma equipe de seis profissionais.
Além do ultrassom e demais exames que mostraram que a loba está em pleno estado de saúde e apta para a reprodução, ela vai tomar vitaminas e suplementos que devem auxiliar na fertilidade. O tratamento se estende ao futuro papai. O lobo-guará de sete anos já é um antigo morador do Zoo de Pomerode, pois veio filhotinho para o local. Para garantir que a reprodução seja saudável, o macho também receberá suplementação vitamínica. De acordo com o veterinário, caso ocorra a reprodução, o casal de lobos-guarás deverá gerar de um até cinco filhotes.
Fonte: Oficina das Palavras