Meio Ambiente

Junho Verde em Pomerode terá mais de 30 ações de conscientização ambiental

Programação também contará com oficinas gratuitas para a comunidade promovidas pelo GIEA e visita ao Parque Girassol, em Timbó

1 de junho de 2022

Foto: Divulgação

Pelo segundo ano, Pomerode terá uma programação dedicada à conscientização para os cuidados com o meio ambiente. Durante todo o mês, instituições públicas, privadas e terceiro setor irão promover diversas ações que fazem parte do calendário do Junho Verde, um projeto do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), coordenado pelo Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA).

Serão realizadas cerca de 30 iniciativas em todo o município, como coleta e descarte de materiais eletrônicos, brechó sustentável, plantio e distribuição de mudas de árvores, limpeza ambiental, pedalada e caminhada ecológica, exposições, dicas sobre a gestão de resíduos sólidos e formas de minimizar o desperdício de alimentos, entre outras.  “Tivemos uma boa adesão das instituições, prova de que estamos no caminho certo para uma cidade mais sustentável”, destaca a coordenadora do GIEA, Mayra Trierveiler Rego.

Com organização do GIEA, no dia 25 de junho, será feita uma visita ao projeto Vale Muito Cuidar, do Parque Girassol, em Timbó, que possui ações efetivas relacionadas à gestão de resíduos. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente neste link. O transporte até o local também será ofertado de forma gratuita. A saída está marcada para às 8h, na Prefeitura de Pomerode.

Esta edição também terá como novidade uma programação de oficinas promovidas gratuitamente pelo GIEA, que são destinadas para escolas e comunidade em geral. O calendário completo do Junho Verde pode ser acompanhado no site da Prefeitura de Pomerode a partir do dia 31 de maio e nas redes sociais do projeto.

Confira a programação das oficinas do GIEA:

Oficina de sabão

Data: 1º de junho
Horário: 7h30min
Local: Escola Duque de Caxias – Rua Ribeirão Areia, 2050 – Bairro Ribeirão Areia
Público: alunos da escola

 

Oficina de sabão

Data: 24 de junho
Horário: 8h
Local: EBM Amadeu da Luz – Rua Hilda A. G. Volkmann, 400 – Testo Alto
Público: alunos da escola

 

Oficina de composteira de balde

Data: 20 de junho
Horário: 18h30min
Local: Parque Municipal de Eventos – Avenida 21 de Janeiro, 2700 – Centro
Público: comunidade em geral (15 vagas).
Inscrições: https://bityli.com/YmKYrI

 

Oficina de reutilização da água do ar-condicionado

Data: 29 de junho
Horário: 18h30min
Local: Parque Municipal de Eventos – Avenida 21 de Janeiro, 2700 – Centro
Público: comunidade em geral (15 vagas).
Inscrições: https://bityli.com/zeMQSg

 

ProMEA Pomerode

O Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) é um instrumento de gestão ambiental que visa estimular um processo de desenvolvimento sustentável em Pomerode. Instituído a partir da Política Municipal de Educação Ambiental (Lei nº 3088), consolidada em abril de 2020, propõe integrar todas as pessoas e entidades que atuam com educação ambiental, de forma a torná-la contínua e permanente nas agendas dos órgãos públicos e privados. Para isso, foi constituído o Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA), formado por representantes das seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Pomerode, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Seplan), Secretaria de Saúde (Sesa), Secretaria de Educação e Formação Empreendedora (Sefe), Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pomerode (Apae), Associação Comercial e Industrial de Pomerode (Acip), Câmara de Diretores Lojistas de Pomerode (CDL Pomerode), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pomerode (Asseapo), Bioparque Zoo Pomerode (Fundação Hermann Weege) e Grupo Escoteiro Pomerano.

Notícias relacionadas