Meio Ambiente

Julho termina com frio e geada em Santa Catarina

Em Pomerode, as temperaturas mínimas podem ficar abaixo dos 10°C a partir de sexta-feira, 29

27 de julho de 2022

Foto: Arquivo Jornal de Pomerode

Julho foi um mês bem atípico em SC, com falta de chuva e de frio, marcado por veranico, devido à condição de bloqueio atmosférico, com as frentes frias e massas de ar frio, de intensidade mais fraca, deslocando-se do Rio Grande do Sul em direção ao mar, sem avançar para SC e Sudeste do Brasil.

Mas, antes de virar o mês, o tempo muda com a passagem de uma frente fria entre a noite de quinta e a sexta-feira (28 e 29/07), que traz chuva mal distribuída e totais pouco elevados, e na sequencia o declínio de temperatura com o avanço de uma massa de ar frio para o Sul do Brasil.

No próximo fim de semana (30 e 31/07) a previsão é de temperatura baixa ao amanhecer e nas noites, com mínima próxima de 0°C e negativa, com condição de geada nas áreas altas do Meio-Oeste ao Planalto, e mínimas de 8 a 10°C no Litoral. Durante o dia, temperatura agradável em boa parte do Estado, com máximas de 18 a 22°C.

Em Pomerode, o frio começa a se intensificar a partir de sexta-feira, 29, com a temperatura mínima prevista de 7°C. No sábado e no domingo, últimos dois dias do ano, o tempo deve ser ensolarado e as temperaturas mínimas podem ser de 5°C e 6°C respectivamente.

Vale lembrar que a primeira quinzena de julho também foi marcada por um veranico, com a maior temperatura registrada nesse julho de 2022 de 34ºC em Garuva e de 33,5°C em Joinville, ambas no dia 16.

Fonte: Epagri/Ciram

Notícias relacionadas