JP Escola – Edição 21 – Junho/2009 – 3ª Parte
Aprendizagem através de projetos
Aprendizagem através de projetos
E.B.M. Almirante Barroso
“Os alunos da 6ª série A da Escola Básica Municipal Almirante Barroso, desde a terceira semana de fevereiro, estão se preparando para a Feira Interna deste educandário, sob coordenação da professora Elana Pagel. Através de pesquisas em revistas, livros e internet, as equipes organizaram todo o trabalho dentro da metodologia científica nas aulas de Língua Portuguesa. Foram feitas várias produções textuais, dentre elas podemos destacar a introdução, o resumo, a conclusão, a justificativa, a relevância social”, explica a jornalista Elaine.
Os temas abordados, por escolha dos próprios alunos, foram diversificados e interessantes.
Seguem abaixo alguns trabalhos que já foram apresentados durante as aulas de Língua Portuguesa:
*CHÁS: Há séculos um chinês ferveu um pouco de água para tomar, mas um pequeno incidente aconteceu. Uma pequena folha de hortelã caiu na água. Ele tomou e percebeu que era saboroso, e chamou-o de chá. Ele também observou que os chás previnem doenças.
*DIABO ESPINHOSO: O diabo espinhoso não é um animal brasileiro, pois vive somente em desertos. Ele se alimenta de formigas.
*MODA: É um tema muito importante para as pessoas, principalmente para as mulheres. Através desse trabalho foi possível saber quais são as tendências para 2009.
*DROGAS: As drogas mais consumidas entre os seres humanos são: o craque e a maconha. O efeito da droga no corpo é de, no máximo, oito minutos, e aí as pessoas não resistem e consomem mais drogas novamente.
*DINHEIRO: O grupo explicou que as moedas antigas surgiram com as grandes navegações, pois os comerciantes movimentavam-se de um continente ao outro para trocar as suas mercadorias.
*TERREMOTOS: Os terremotos ocorrem quando as placas tectônicas se movimentam. No Brasil não ocorrem terremotos, pois temos poucas placas tectônicas e as que temos são afastadas umas das outras. Não se pode esquecer que há dois tipos de terremotos: um é causado pelo homem e o outro é um fenômeno da natureza.
*FUTURO: As alunas explicaram que o futuro já começou. Diariamente são testadas novas tecnologias.
*POMERODE: A cidade surgiu com a imigração alemã no Brasil. Os lotes de terras eram divididos. Os imigrantes cultivavam arroz, batata, fumo, feijão, mandioca e criavam animais. Pomerode é uma cidade com muitas culturas e que, recebe vários turistas.
“Confesso que fiquei surpresa e muito orgulhosa. Os alunos da 6ª A se empenharam bastante e apresentaram trabalhos interessantes. Postura, organização e domínio do conteúdo foram quesitos básicos. Eles também confeccionaram maquetes maravilhosas”, destaca a professora Elana.
V Feijoada do Amadeu
E.B.M. Dr. Amadeu da Luz
No dia 27 de Junho, aconteceu a V Feijoada do Amadeu. No total foram 1.366 pessoas que apreciaram o delicioso feijão. Na festa não faltou alegria e diversão. Lá havia rifa, roda da fortuna, pescaria, guloseimas e deliciosas cucas de farofa e banana.
Perguntamos para a presidente da APP, Senhora Cleide Tomaselli Wachholz, o que ela achou da Feijoada, ela nos falou o seguinte: “Muito mais valioso e recompensador que os lucros, é ver o esforço e dedicação de todas as pessoas envolvidas, que batalharam para o alcance do sucesso da Feijoada. Direção, APP, professores, pais, alunos, empresas, comércios e comunidade, muito obrigado! Quero porém, deixar um agradecimento especial às pessoas, e não são poucas, que fazem questão de ajudar mesmo que não tenham filhos na escola, fazem por prazer, por amizade, por sentirem que nossa escola é diferente, é acolhedora, é linda e comprometida.Temos muito que fazer, eleger prioridades, urgências e esperamos aplicar da melhor forma possível estes valores, através das metas aprovadas na Assembleia Geral com os pais no início do ano, proporcionando melhor qualidade na educação de nossos alunos, que são os nossos inspiradores. Deixo aqui meu agradecimento a todos que de alguma forma nos ajudaram e em especial a Deus pela força e determinação e que Ele nos ilumine e abençoe hoje e sempre. Marquem na sua agenda do próximo ano: Dia 26/06/10 – VI Feijoada do Amadeu. Obrigado mais uma vez!”.
A diretora Karin Raduenz Hoeft, também nos concedeu entrevista e disse: “Nossa equipe organizadora da feijoada agradece à todos que de uma forma ou de outra auxiliaram no sucesso deste evento. Alguns números da nossa feijoada: 1366 feijoadas consumidas na noite; 490 kg de carne, entre ossada, defumados e linguiça; 600 cucas; 230 kg de feijão preto e 21 kg de feijão vermelho; 120 kg de chuchu, 20 kg de farinha de mandioca, 70 kg de cenoura, 30 repolhos, 42 cabeças de couve-flor, 38 kg de cebola e 4,5 kg de alho. O sucesso do evento depende do compromisso de cada um, deixo um pensamento para reflexão: As organizações mais eficazes são as que pensam em termos de “equipe”. Cada membro sabe o seu papel, aceita responsabilidade e apóia os demais. Nas organizações em que existe o trabalho em equipe, as pessoas desenvolvem a confiança e alcançam o sucesso juntos.”
Fiquei orgulhosa de fazer esta matéria e ver que as pessoas trabalham com amor na escola!
Jornalista Mirim: Fernanda Lais Wachholz
Projeto “Os Dentinhos”
E.E.B.M. Prof. Curt Brandes
Nesta edição, falarei sobre o projeto do 1º ano B e C, comandados pela professora Silvana Mara Berejuk Bueno.
Tudo começou, quando várias crianças apareceram na escola com as famosas “janelinhas” na boca e, com isso, as curiosidades:
-Será que vai nascer outro dente?
-Será que a fadinha vai trazer algo se eu colocar meu dentinho, que caiu, debaixo do travesseiro?
-Será que existe a fadinha do dente?
E outros assuntos surgiram no decorrer das conversas como, por exemplo:
-É importante ir ao dentista? Por quê?
-Será que dói?
Então, a professora convidou o Dr. Leopoldo Klug, dentista, para que viesse à escola falar um pouco sobre a importância e como cuidar dos dentes.
-Ele prontamente nos atendeu, trazendo um filme do “Dr. Dentuço”. Ensinou as crianças como escovar corretamente os dentes e tantos outros cuidados que devemos ter para termos dentes bonitos e saudáveis! – relatou a professora Silvana.
Cada criança ganhou um kit contendo escova e creme dental.
Também fizeram um trabalho de pesquisa juntamente com os pais, e atividades como, leitura de livros de história sobre o tema, produção de textos coletivos, cruzadinhas, caça-palavras, um joguinho em parceria com as aulas de informática com o tema “trilha dos dentes saudáveis”, entre outras atividades.
Uma das mães fez um porta-escovas para deixar na sala. Ficou lindo! As crianças gostaram muito e, com certeza, levarão essas informações e aprendizados para toda sua vida.
É importante que crianças do 1º ano saibam como cuidar dos seus dentes, pois vão começar a ser um pouco mais independentes!
Espero que vocês leitores tenham gostado. Abraços e até a próxima edição.
Jornalista mirim: Thâmily Daniely Tribess – 7ªA – Curt Brandes
Vida de colono
E.M. Rodrigues Alves
No dia 25 de julho é comemorado o Dia do Colono e nós gostaríamos de saber mais sobre a vida de um colono. Então, resolvemos convidar um colono de nossa comunidade para termos uma conversa. O colono de nossa comunidade que veio até a nossa escola foi o Senhor Ortvin Demuth, com 75 anos, casado com dona Hildeburgr, pai de três filhos e duas filhas.
Ele nos contou que já trabalha há mais de 65 anos na roça e que desde os 10 anos de idade ajudava o seu pai.
As ferramentas usadas na roça são as mais diversas como, por exemplo, enxada, pá, machado, foice, facão, todas as ferramentas que um colono precisa usar na roça, ele tem todas em sua casa. Um implemento agrícola muito importante que um colono deve ter é o arado para arar as terras onde são feita as principais plantações.
As plantações são as mais diversas, e ele gosta de plantar aipim, batata doce, cana de açúcar, milho, verduras e o trato para o gado. O que mais gostava de plantar era sempre o milho. “Eu planto o trato para os animais que tenho na minha casa, eu pego na roça com carroça e carrinho de mão o trato para eles. Mesmo saindo sempre cedo de casa para ir trabalhar na roça, eu levo junto um lanche. Procuro sempre estar em casa ao meio dia para almoçar e retorno em seguida para a roça. E a noite eu procuro estar em casa para tratar o meu gado, sempre antes de escurecer. Os animais também gostam de comer todos os dias, quase na mesma hora”.
O colono não tem hora para trabalhar, quando o serviço chama tem que ir, mesmo em dia que faça sol ou chuva, o trato para o gado tem que buscar. “Gostei toda a minha vida de trabalhar na roça e ainda gosto muito, sendo que hoje, mesmo estando aposentado, ainda gosto muito de trabalhar na roça e ter meus animais para cuidar. Meus pais e avós também eram colonos, sou natural da cidade de Rio dos Cedros, moro na localidade de Ribeirão Herdt há 57 anos. Tenho saudades de quando era mais jovem e podia plantar mais do que hoje, o que muito me orgulha é que sempre plantei em minhas próprias terras”.
O Senhor Ortvin nos contou que também sente muita saudade de quando tirava o leite cedo e colocava na beira da estrada, onde um caminhão de laticínio vinha recolher o mesmo, e que no final do mês recebia por este leite. E não esquecendo que muitas vezes vendia aquele caminhão cheio de porcos para o abate. Ainda colocou que há uns 40 anos na nossa localidade tinha muita roça, onde que hoje a maioria é capoeira.
Quando ficava doente, ele procurava um médico para se curar e se cuidar, neste momento sua esposa tomava a frente de todos os serviços na roça.
Muito obrigado ao senhor Ortvin por nos contar um pouco de sua vida e assim, ficarmos sabendo mais sobre como é a vida de colono.
Parabéns a todos os colonos de nossa cidade e região
Alunos do 4º ano e 4º série.
Curiosidades!
E.E.B.M. Prof. Curt Brandes
Olá pessoal! Esse mês vou falar um pouco sobre o mês de agosto. Agosto vem do latim Augustus. Esse nome surgiu graças ao imperador César Augusto. Ele queria que o “seu” mês também tivesse 31 dias, antes dessa mudança esse mês era conhecido como Sextilis ou Sextil, que era o sexto mês do calendário romano.
Duas datas muito importantes do mês de agosto são: Dia do Folclore e Dia do Estudante.
O folclore foi criado pelo inglês William John Thoms (1803 – 1885), e no dia 22 de agosto de 1846 ele publicou um artigo com o título Folklore, na revista The Athenaeum, de Londres. Folk quer dizer povo, nação família; Lore significa instrução, conhecimento, saber, portanto, Folklore ou folclore quer dizer a ciência ou sabedoria popular.
Dia do estudante: é comemorado no dia 11 de agosto. Essa data foi criada para homenagear todos os estudantes. Representa também uma ocasião favorável para se refletir sobre o acesso a educação e sua qualidade. Abraços da Jornalista Mirim Lílian, da 8ª A.
Doação de livros
E.B.M. Almirante Barroso
Os livros são muito importantes, porque trazem conhecimento ao leitor.
Quem doa livros é considerado um grande amigo da escola. “Esse ato de grande significado cultural é muito interessante, pois o livro que você não está usando mais pode ser útil a alguém”, ressalta a jornalista Maiara.
Todo material que é dado de coração é significante, seja da Prefeitura, seja da comunidade. “Alguns livros são doados porque não são mais usados. Todo esse material doado é importante para a biblioteca da escola”, frisa a bibliotecária Roseane.
Na nossa escola percebe-se que a biblioteca é muito frequentada. Alguns alunos leem os livros na biblioteca; outros, levam o livro para casa, lendo-o com mais calma e atenção.
Três colegas da escola foram entrevistados sobre esse assunto: a leitura.
Nome completo, série e idade
A) Davi Butzke, 12 anos, 7ª A
B) Jardel Wolfart, 12 anos, 7ª A
C) Kelly Caroline Volkmann, 12 anos, 7ª A
Conte, com breves palavras, como foi seu encontro com a literatura!
A) Interessante, pois os livros, muitas vezes, contam fatos que talvez já vivenciamos. Os livros nos ensinam muitas coisas. Não leio por obrigação, mas sim com “fome e sede” de aprender.
B) Para mim, o encontro com a literatura foi logo aos 04 ou 05 anos de idade. Adoro histórias de bichinhos, principalmente, de dinossauros. Mesmo sem saber ler, na época, usava a imaginação para interpretar as imagens das histórias.
C) Quando eu estudava no 1º ano, a professora nos levava à biblioteca onde havia um canto de leitura, com livros de poucas páginas. Quando eu li meu primeiro livro fiquei muito feliz.
Fale um pouco dos livros que conheceu, as histórias que escutou, de suas vontades como leitor e dos livros inesquecíveis.
A) Um dos livros que eu lia e relia foi “Meninos sem Pátria”, uma história emocionante, que nos incentiva a honrar a Pátria. Vários livros despertaram a minha curiosidade e minha vontade de ler. Livros fazem parte de mim. É dos livros que tiramos conhecimentos.
B) Tom Sayer – um livro de Mark Twam. O livro conta a história de dois garotos que adoram aventuras. Harry Potter – A Pedra Filosofal, de J. K. Rowlling. O livro fala de um garoto chamado “Harry Potter” que é um bruxo e é chamado para uma escola de feitiçaria. Lá tem grandes aventuras com seus novos amigos.
C) Conheci muitos livros, alguns emocionantes; outros engraçados e até assustadores. Escutei histórias engraçadas que meu bisavô contava para minha avó, e minha avó contou para mim. Essas histórias falavam do tempo em que eles eram crianças. Quando eu leio, faço parte da história. Eu gostava de livros de terror, mas não gosto mais, porque dá medo.
Você já leu alguma história que tenha conseguido despertar o seu interesse? Por quê?
A) Sim, o título da história é “Perigos no Mar”, indicado para todas as idades.
B) Sim, como já citado anteriormente: Tom Sayer, de Mark Twam, pois conta a história de um menino muito aventureiro. Como gosto de livros de aventuras, essa foi a minha escolha.
C) O importante é ler o início, o meio e o fim da história.
Alguém já lhe contou histórias interessantes? Por quê?
A) Sim, a professora de Língua Portuguesa, Elana Pagel, durante a aula. Em 2007, 2008, 2009, para nos incentivar em relação ao gosto pela leitura.
B) Sim, a professora Elana. Ela contou a história dos “Dois ratos”. A história chamou a minha atenção, pois foi um momento de reflexão.
C) Sim, minha mãe. Ela contava histórias interessantes quando eu comecei a frequentar a escola. Eu gostava de ouvi-la.
Se você pudesse escolher um livro, qual tipo de história gostaria de ler agora?
A) O livro “Deus me Livre”. Além de ser um livro grosso, é um livro com muitas histórias. Tenho vontade de lê-lo até o final.
B) Eu escolheria livros de aventuras, porque são os meus favoritos.
C) Eu gostaria de ler um livro bem engraçado.
Medalhistas do Colégio Sinodal Doutor Blumenau
Colégio Sinodal Doutor Blumenau
As primeiras competições dos Jogos Estudantis de Pomerode 2009 aconteceram de 13 a 16 de Julho e o Colégio Sinodal Doutor Blumenau, novamente teve participação destacada, principalmente no tênis de mesa, onde conquistou 7 medalhas. No pré-mirim, teve dobradinha com o ouro do Matheus Nakanishi e a prata de Vinícius Krieger. Marcos Goede e Flávia Bankhardt também levaram o ouro no mirim. O bronze ficou com Beatriz Cabral, no pré-mirim, Nathan Behling, no mirim, e Gabrielli Kraeft, no mirim. No xadrez, foram 4 medalhas. Marcos Goede conquistou a prata no mirim e Jéssica Zils, no infanto. Bárbara Rahn ficou com o bronze no mirim e Beatriz Cabral, Desirée Fuchs e Carolyne Marques bronze por equipe no pré-mirim. Os atletas foram muito aplaudidos no auditório do colégio na sexta-feira, onde teve a entrega dos prêmios dos jogos inter-séries.
1° Matheus Nakanishi
2° Vinícus Krieger
Alunos campeão e vice nos jogos estudantis, categoria pré-mirim.
Feira do Conhecimento
Colégio Sinodal Doutor Blumenau
A nossa Feira do Conhecimento aconteceu no dia 11/07 e contou com a especial presença da boneca falante do Sítio do Pica-Pau Amarelo, todos a conhecem, pois ela fala pelos cotovelos… Depois da ajudinha do Dr. Caramujo, lá do Reino das Águas Claras. É da boneca Emília que estamos falando.
Ela encantou nossa Feira, ouviu e contou histórias, tirou fotos e foi bem recebida por todos nós, que estávamos ansiosos pela sua visita.
Professora Maria Cecília – Nível 4
Escola Multisseriada visita Escola Básica em dia de jogos internos
E.M. Raulino Horn
Tudo começou quando passou o ônibus da Prefeitura, na frente da nossa escola, numa tarde ensolarada, com alunos e a professora Viviane. Na Formação Continuada dos professores, a professora Mirtes conversou com a professora Viviane, por que não pararam e ficaram para conhecer a nossa escola?
Certo dia, veio correspondência da Prefeitura e junto um envelope dos alunos do 3º ano da E.B.M.Dr. Amadeu da Luz, de Testo Alto, do turno vespertino da professora Viviane, que mandaram cartas para a nossa turma fazendo um convite para nós conhecermos a Escola deles.
Respondemos à carta deles colocando a nossa carta para cada um dos alunos num envelope no Correio, com endereço da casa deles e outro endereço da Escola, onde o endereço estava incompleto. Escrevemos que vamos conhecê-los no dia 18 de junho, pessoalmente, pois agora conhecemos apenas pelo nome. Ficamos curiosos se todos receberam as cartas no seu endereço.
Chegou o dia e fomos com o microônibus da Prefeitura, ansiosos estávamos. Desembarcamos na escola e a D. Áurea veio nos recepcionar junto com a professora Viviane. Os alunos, professores, o Prefeito, secretario Sr. Valmor Kamchen, a diretora, estavam reunidos no pátio e fazendo a abertura dos Jogos Internos.
Os alunos estavam curiosos para saber a quem foi escrita a carta, pois apenas conheciam-se pelos nomes. Os alunos da professora Viviane ficaram muito felizes, pois receberam a carta em casa e nem acreditavam, pois nunca receberam carta nenhuma, apenas seus pais.
Discutimos o que observamos após a visita a diferença das escolas:
Escola Básica
Muitas crianças;
Muitas salas;
Biblioteca;
Naquele momento não escovaram os dentes;
Na merenda não fizeram oração ;
Sem cartaz do ajudante do dia;
Poucos cartazes na sala;
Não tem TV na sala de aula. Devem ter sala especial para assistir;
Muitos professores;
Sala de informática;
Duas quadras;
Auditório com palco;
Horta;
Mapas na sala;
Jogos de mesa bem legais;
Muita bicicleta;
Muita gritaria;
Parquinho.
Escola Multisseriada
Poucas crianças;
Duas salas;
Cantinho de leitura em cada sala;
Todos escovam os dentes;
Cantamos e agradecemos o alimento;
Com cartaz e temos ajudante do dia;
Muitos cartazes;
Temos TV em cada sala;
Dois professores;
Cantinho de informática com três computadores para alunos;
Uma quadra;
Sem auditório;
Horta;
Mapas na sala;
Sem jogos de mesa;
Cinco bicicletas;
Às vezes, gritaria, quando chove;
Parquinho.
Conclusão: em qualquer escola que você for estudar, seja básica ou multisseriada, você precisa ter interesse para estudar, participar das aulas, para conseguir vencer uma etapa de sua vida que é o ensino fundamental das séries iniciais.
Projeto de Aceleração
E.B.M. Olavo Bilac
O Projeto de Aceleração começou dia quatro de maio deste ano. A nossa escola está participando do projeto devido ao grande índice de reprovação que vem acontecendo nos últimos anos. A escola tem atualmente 708 alunos, dos quais, 14,3% são repetentes.
O projeto acelera os alunos que tem dois anos de defasagem ou mais. O aluno que participa do projeto terá que vir no horário oposto, para ter aulas extras às segundas, terças, quartas e quintas-feiras. Durante essas aulas, eles farão as tarefas da escola, receberão reforço dos conteúdos, além de desenvolverem habilidades e competências que se fazem necessárias para um melhor aproveitamento cognitivo. O projeto é coordenado pela professora Cristina Tavares de Oliveira, juntamente com a orientadora Angelita e suporte da direção da escola e da Secretaria Municipal de Educação. Com tudo isso, o aluno tem mais facilidade de passar de ano, e poderá diminuir a defasagem escolar em relação à idade. Mas, nem tudo é tão fácil, pois segundo a professora Cristina, os alunos são bem agitados, porém quando pressionados rendem muito bem.
O projeto é muito bom para os alunos, pois eleva a autoestima e a autoconfiança é muito trabalhada, e com isso, os alunos desenvolvem suas habilidades com mais competência.
Segundo a professora Cristina, a ordem e disciplina são aspectos bastante importantes a serem observados, pois os alunos têm idades diferentes e o trabalho deve ser muito bem organizado e conduzido.
No início da reunião de pais e alunos defasados, do dia 15 de abril, alguns pais ficaram em dúvida se colocavam os filhos no projeto, mas depois de entender como funcionaria e como seria bom para os filhos, todos concordaram, explica o jornalista mirim Elias Klaus Lieskow.
Concurso de leitura
E.B.M. Almirante Barroso
No mês de maio, a aluna Samantha Gaedtke recebeu o 1º lugar na Categoria Fremdsprache do Concurso Estadual de Língua Alemã.
Samantha representou a Escola Básica Municipal “Almirante Barroso” com muita competência e mostrou com seriedade a aprendizagem recebida nas aulas de alemão, que são realizadas na nossa escola pela professora Adelira P. Beskow.
Samantha, parabéns pelo seu desempenho!
Professora Adelira, parabéns pela sua dedicação!
Saiba mais sobre a aluna Samantha…
Meu nome completo é Samantha Gaedke. Tenho 14 anos. Nasci em Pomerode. Desde pequena fui criada pela minha “oma”. Ela me ensinou a falar o alemão e até hoje me ensina a preservar a cultura alemã.
Gosto muito de música, por isso, o que mais faço é tocar clarinete.
Nos momentos de lazer, gosto de subir o morro das terras da minha “oma”, curtindo assim a natureza.
Adoro minha escola. Dedico-me muito ao estudo. Na escola tenho a companhia e o incentivo dos meus amigos e professores.
Adoro meus pais. Eles sempre me apoiaram. Meu pai me influenciou na música e me estimula nos estudos. Minha mãe sempre me ajuda, tanto nos momentos bons como também nos momentos difíceis.
Saiba mais sobre a professora Adelira…
Eu cursei o Ensino Médio na Escola Sinodal de Ivoti – Tradutor Intérprete e Pré-Teológico. Lá estudei alemão, inglês, latim e grego. Foi muito interessante. Após o Ensino Médio, estudei na Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos. Lá fiz Letras-Português e Alemão. Gostei especialmente das matérias de Literatura Portuguesa, Brasileira e Alemã. Chegamos a ler o livro mais clássico de Goethe – Dr. Fausto. No dia da minha formatura recebi o diploma de aluna destaque, pois havia tirado a média mais alta dos formandos.
Após a minha formatura, trabalhei três anos em Novo Hamburgo na Escola Sinodal. Quando meu marido se formou, viemos a Pomerode, onde já estamos há 21 anos.
Já tive a oportunidade de viajar três vezes à Alemanha. Em 1994 , fui participar de um seminário de “Landeskunde”. Nesse seminário, participaram 20 professores, todos de nacionalidades diferentes, inclusive do Pasquistão, do Kasaquistão, Mongólia… Logo, os alunos desses países também aprendem alemão nas escolas como língua estrangeira. Na segunda viagem à Alemanha participei de outro seminário para professores de Língua Alemã, em Göttingen. A terceira viagem eu realizei em companhia de meu marido Aldo Beskow, em 2005, por três meses. Fizemos cursos, participamos de seminários e realizamos pesquisas sobre a cultura e história pomerana, além de pesquisa genealógica. Além da Alemanha, visitamos a Polônia – Köslin, Stolzenberg, Camisso, Kohlberg e Stettin. Nessas cidades realizamos uma pesquisa genealógica e visitamos os lugares onde nossos antepassados viveram. Também fomos à Itália onde visitamos Roma, Florença e Milão; à Suíça onde visitamos Luzerna, Zuricke e os Alpes; e, lógico, Paris que não podia ficar de fora do roteiro.
Estou feliz e muito grata por tantas oportunidades que tive e pelas muitas bênçãos que Deus me concedeu. A maior bênção é a minha família e a segunda maior bênção é o meu trabalho.
Saudades da Fabiana
E.B.M. Dr. Amadeu da Luz
Durante o tempo que esteve fora para tratamento, a Professora Fabiana escreveu algumas cartas para a escola, e aqui temos alguns de seus pedidos (escritos nas cartas) que valem para todos nós:
“Por favor, abracem uns aos outros e digam com alegria: Que bom que você está aqui!”
“Desejo que no dia de hoje, todos falem muito em mim, que se lembrem de inúmeros momentos bons que vivemos dentro e fora da escola.”
“Obrigada por todas as orações e pensamentos que fizeram, e ainda fazem por mim.”
“Pensem em mim, chorem por mim…”
“Que o Grande Mestre abençoe todos, e que sempre tenhamos fé e coragem para seguirmos em frente.”
“Estou crescendo como Ser e vendo tão quanto nossos problemas são bobos, e ainda, como os tornamos grandes.”
“Se agarrem à família. Não permitam que o tempo na escola seja maior que a qualidade do tempo vivido em casa.”
“Amem, abracem e beijem muito os seus filhos e netos.”
Fabiana, nós da família Dr. Amadeu da Luz guardaremos em nossos corações a grande pessoa que você foi: dedicada, comprometida, companheira, alegre e AMIGA. Saiba que a amaremos para sempre.
Lembranças da minha Infância
E.B.M. Dr. Amadeu da Luz
Infância, algo que só temos uma vez na vida, na qual temos que aproveitá-la cada segundo. Nesse mês, a coluna Lembranças da Minha Infância é com a Dona Marileni de Carvalho Santos Trettin, que estava afastada por Licença sem Vencimento. A professora Marileni trabalha com as turmas do 2ºano A e B.
Quando perguntei o que não esquece de sua infância, ela me disse que jamais vai esquecer dos passeios até a casa de sua avó materna, e o que mais gostava de fazer era desenhar; e brincar de costureira, fazer roupinhas de bonecas e depois vendê-las para as suas amigas. Seja bem-vinda novamente à nossa escola Professora Marileni!
Jornalista Mirim: Fernanda Lais Wachholz.
Moleque Bom de Bola: Quase, hein, Curt!
E.E.B.M. Prof. Curt Brandes
Após meses de treinamento, o time de nossa escola foi com tudo para o campeonato escolar de futebol “Moleque Bom de Bola”, e, por muito pouco, não voltamos com o primeiro lugar.
Tudo começou no primeiro dia de treinamento, quando nossa professora e técnica, Altaice, disse para o time: “Somos uma equipe jovem e verdinha, mas nem por isso vamos ter medo. Nós vamos lá, bater de frente com eles e jogar o que sabemos.” Depois disso, foram meses e meses de treinamento, de todos dando duro e, ao mesmo tempo, se divertindo; de muitos sorrisos e amizades; e, é claro, de muito futebol.
O tempo foi passando, e nosso time melhorando, até que o tão esperado dia chegou. No dia 18 de maio começava o “Moleque Bom de Bola”. Em primeiro lugar aconteceria a abertura e, logo após, começariam os jogos. O nosso jogo seria o segundo, e, por isso, teríamos um tempinho a mais para nos preparar. Logo fomos todos para o vestiário trocar de roupa, e lá fizemos uma última oração. A hora do jogo havia chegado, todos nós estávamos prontos para jogar e mostrar o que sabíamos. O jogo começou e, no seu decorrer, a nossa vitória foi se encaminhando. A primeira vitória nos deu mais tranquilidade, o que usamos em todos os outros jogos. Com essa tranquilidade e todas as outras virtudes que tínhamos, dos cincos jogos que disputamos, ganhamos quatro e perdemos apenas um, o que nos tirou o primeiro lugar, mas, que mesmo assim, nos deixou muito felizes.
Carregando o troféu e com as medalhas no peito, voltamos todos para a escola, onde fomos muito bem recebidos por todos que acreditaram e torceram por nós. E para todas essas pessoas deixamos um recado: “O PRIMEIRO LUGAR NÃO VEIO DESSA VEZ, MAS ELE AINDA VIRÁ!”
Jornalistas mirins Alef e Géssica 8ª A
Professores e Jornalistas Mirins:
fiquem ligados na próxima reunião do
JP Escola.
Dia 21 de agosto
Horário:08h30min
Local: Câmara de Veredores.
Sua veiculação será dia 04/09.
Ciranda, cirandinha, vamos todos cantar
Colégio Sinodal Doutor Blumenau
O projeto “Ciranda, cirandinha: A importância da música na Educação Infantil” nos mostrou como a música é comum a todos. E é só deixando que ela se aflore que poderá ser desenvolvida.
Por isso, é importante que a escola e nós educadores ofereçamos essa oportunidade às nossas crianças. Assim, a música torna-se um elemento próprio à educação, já que é vivida por todos, indistintamente.
Senhor prefeito, parabéns!
E.B.M. Almirante Barroso
Nosso prefeito, Doutor Paulo, fez aniversário no dia 29 de junho. E para festejar esse momento importante da vida, foi realizada uma festa surpresa para ele. O evento aconteceu no pavilhão da Festa Pomerana. Estavam presentes funcionários públicos e alunos das escolas e creches do município de Pomerode.
“Quando ele chegou, todos cantaram os parabéns. Em seguida, ele foi homenageado com a leitura da trajetória da sua vida. Também citaram o amor dele relacionado à medicina e à política. Os seus familiares e a vice-prefeita também o homenagearam. Durante sua fala, ele se emocionou ao lembrar seus pais. Ele cortou o bolo e recebeu abraços de todos aqueles que estavam presentes”, frisa a jornalista Thainara, 8ª A.
Pode-se perceber que ele é uma pessoa simples e que tem sentimentos verdadeiros. “Ele é uma pessoa simples e simpática, merece muita saúde e felicidade. Feliz aniversário e que continue sendo elogiado e admirado por todos”, desejam a jornalista Thainara e a família Almirante Barroso.
VII Feira Interdisciplinar
E.B.M. Almirante Barroso
No dia 03 de julho de 2009, sexta-feira, ocorreu a 7ª FEMULAB – Feira Multidisciplinar da Escola Básica Municipal “Almirante Barroso” – que apresentou projetos desenvolvidos em sala de aula pelos alunos e seus respectivos professores, abordando assim os mais diversos temas. Foram apresentados aproximadamente 50 trabalhos, desde Educação Infantil a 8ª série.
Durante o período da manhã, foi feita a organização e a arrumação dos trabalhos. À tarde, das 13h às 16h, foram expostos os trabalhos para visitação.
A Feira Interdisciplinar divulga todo o conhecimento adquirido pelos alunos durante o trabalho realizado. “Os alunos apresentam temas diferentes para compartilhar tudo isso com os colegas e visitantes que prestigiam a feira. Os alunos se esforçam durante o trabalho e durante a apresentação. Os professores não economizam esforços para os alunos se apresentarem bem”, destaca a jornalista Maiara.
Depois da abertura oficial do evento, que contou com algumas apresentações, como a encenação do Hino de Pomerode, realizada pelos alunos da professora Maricarla; da dança, apresentada pelas alunas da 8ª série; e dos discursos da diretora escolar, Aneli Rothbarth; do orientador educacional, Alcides Franke; e da representante da Prefeitura, senhorita Katlen, iniciaram-se as explanações dos alunos envolvidos na feira.
Durante três horas, os trabalhos puderam ser vistos pelos pais, alunos, professores, funcionários e comunidade em geral. “A nossa Feira Interna serve para os alunos apresentarem o que aprenderam durante o primeiro semestre. Todos se empenharam”, destaca a jornalista Jaqueline.
Destaques
*Concurso de Fotos
Aluna: Samantha Gaedtke, 8ª B
Professora Orientadora: Lucilene Ott Steinert
*Concurso de Frases
Aluna: Maiara Falk, 6ª A
Professora Orientadora: Elana Pagel
*Prêmio Recriar
Aluna: Samantha Gaedtke, 8ª B
Professora Orientadora: Ana Cristina Schumacher
*JESC – Jogos Escolares de Santa Catarina
Alunos do Futsal Masculino e Atletismo
Professor Orientador: Luiz Carlos Xavier (Lula)
Dica de filme
E.E.B.M. Prof. Curt Brandes
Oi pessoal, hoje iremos falar sobre um filme que a professora Meike, de Ensino Religioso, passou para nós assistirmos em sala de aula. O nome do filme é Desafiando Gigantes. Assim como a professora, também os alunos gostaram demais do filme!
Desafiando Gigantes já tocou o coração de mais de um milhão de pessoas em todos os continentes. Faturou mais de 10 milhões de dólares sendo aclamado pela crítica mundial e considerado o melhor filme cristão de todos os tempos. Mais de 3.000 pessoas por todo o mundo já enviaram e-mails para os produtores do filme dizendo que entregaram suas vidas para Jesus, após terem assistido a esse maravilhoso filme.
Desafiando Gigantes
Quem nunca teve que enfrentar grandes desafios na vida? A diferença entre o vencedor e o perdedor pode estar em sua fonte de apoio. Em seis anos, como técnico de futebol americano de uma escola, Grant Taylor não consegue levar seu time, o Shiloh Eagles, a uma temporada de vitórias. Por isso, todos começam a vê-lo como um derrotado e a direção da escola pensa em demiti-lo.
Em casa, as dificuldades também o jogam mais para o fundo do poço. A esposa quer muito ter um filho e, depois de alguns exames, o casal descobre que o problema está com ele. Como os tratamentos de fertilidade são caros, a ideia do filho é deixada de lado. Depois de tantos reveses, o pensamento de desistir de tudo lhe passa pela cabeça. Até que um visitante inesperado o desafia a acreditar no poder da fé. E é na oração e na leitura da Bíblia que Taylor descobre a força da perseverança para vencer.
Depois de descobrir que a Bíblia pode ser a solução para sua vida, Taylor passa a usá-la no trabalho, contagiando os jovens que treina e promovendo mudanças na vida deles também.
Este resumo foi retirado do site http://bonsfilmes.blogspot.com/2007/05/desafiando-gigantes.html, lá tem outras sugestões de filmes bem legais. Se você quiser saber mais a respeito, outra indicação é: http://www.desafiandogigantes.com/
Jornalistas mirins: Gilles Gabriel Volkmann e Ruan Rodolfo Viebrantz.
Visita ao Museu de Arqueologia na SANTUR em Balneário Camboríu
Colégio Sinodal Doutor Blumenau
No dia 26 de junho, a turma do 1° ano, da professora Luciana, foi visitar o museu de arqueologia na SANTUR, em Balneário Camboríu. Estamos aprendendo sobre os fósseis e fomos aperfeiçoar os estudos.
Tivemos o auxílio e explicação do Biólogo Celso, responsável pelo Museu. A turma gostaria muito de ter visto fósseis de dinossauros, mas lá somente tem ossos de baleia, fósseis e conchas de animais. Aproveitamos para conhecer o zoológico do parque, o terrário, mini fazenda e o aquário. Por último, realizamos uma deliciosa refeição no restaurante da SANTUR.