Jovens buscam cada vez mais oportunidades no mercado de trabalho
Em Pomerode, uma das maneiras do jovem ingressar no mercado é por meio de cursos profissionalizantes.
O panorama da juventude no mercado de trabalho em Santa Catarina é o tema do documento produzido pelo setor de Informação do Mercado de Trabalho da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).
O estudo analisa o mercado de trabalho da juventude. Em 2014, 59.794 postos formais de empregos foram ocupados por jovens até os 24 anos. Esse saldo é maior que o número total de empregos gerados no estado, que foi de 47.821, porque as demissões nas demais faixas etárias foram maiores. Os setores que mais empregaram os jovens em 2014 foram o de serviços (37%), indústria de transformação (27,4%) e o comércio (26%).
Em Pomerode, os jovens também têm muitas oportunidades para ingressar no mercado de trabalho. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ivan Piske, explica que uma das maneiras do jovem ingressar no mercado é por meio de cursos. “Vale salientar que, para ser admitido, será solicitado experiência profissional, qualificação na área. O que acontece é que a maioria dos jovens é instruído, geralmente pelos pais e amigos, a iniciarem no mercado de trabalho através de um curso profissionalizante em escola técnica como, por exemplo, o que facilita a contratação futura. Com isso, a maioria dos jovens conseguem trabalho como Menor Aprendiz e a empresa que contrata já está investindo na preparação de um futuro trabalhador”.
Ivan explica ainda que as vagas para menores são divulgadas geralmente pelos próprios contratantes. “No Posto do Sine em Pomerode divulgamos mensalmente as vagas em aberto, mas no caso de jovens nesta faixa etária raramente temos solicitação de emprego em aberto, o que acontece é que as empresas diretamente procuram menores aprendizes para o preenchimento das vagas, de acordo com a lei da aprendizagem 10.097/00″.
O secretário conta que a maior procura é pelo setor administrativo. “Com o avanço tecnológico, equipamentos modernos na área da informática, praticamente, abriu espaço enorme no mercado de trabalho. A economia de Pomerode se baseia em um forte setor industrial, com um parque bastante diversificado, que inclui indústrias dos setores metal-mecânico, têxtil, plásticos e brinquedos, madeiras, alimentos, porcelanas e cristais e outros. O que reflete nas vagas de emprego“.