Ipês enfeitam a cidade antes do tempo
Os tons marrons do inverno foram interrompidos nos últimos dias, por tons amarelos e roxos. Seja em jardins, seja à beira das estradas, ou até mesmo em praças ou calçadas da cidade, os ipês, de fato, floresceram bem mais cedo do que o previsto. O período normal de florescimento dos ipês é em setembro, próximo à semana que marca o início da próxima estação.
Os tons marrons do inverno foram interrompidos nos últimos dias, por tons amarelos e roxos. Seja em jardins, seja à beira das estradas, ou até mesmo em praças ou calçadas da cidade, os ipês, de fato, floresceram bem mais cedo do que o previsto.
O período normal de florescimento dos ipês é em setembro, próximo à semana que marca o início da próxima estação. Porém, há pouco menos de um mês da primavera, as temperaturas altas registradas neste inverno proporcionaram o desabrochar das flores amarelas.
De acordo com o engenheiro florestal, Sandro Cardoso, o principal fator que influencia o florescimento é o clima. São os seus componentes (umidade, temperatura, pressão e radiação) que desencadeiam, no interior da planta, as reações químicas necessárias para propiciar o florescimento. Havendo alterações no clima, ocorrerão alterações (antecipação/retardo) no florescimento. A participação dos insetos está relacionada principalmente com a polinização das flores, ou seja, eles não motivam o florescimento, mas são atraídos pelas flores, em virtude da presença do néctar (fonte de alimento).
Segundo o profissional, “a temperatura tem papel importante, pois é um componente do clima. Mas agindo isoladamente não motiva o florescimento. É a interação com os demais componentes do clima, que na combinação correta, desencadeia-se o florescimento”.
Sandro ainda explica que podem haver prejuízos para a saúde das plantas. “Como qualquer ser vivo, o objetivo principal das plantas também é se reproduzir para perpetuar a espécie. O papel das flores neste cenário é o de atrair os polinizadores (insetos), que lhe auxiliarão na disseminação do pólen. Desta forma, sendo as plantas induzidas pelo clima a antecipar o seu florescimento, os insetos polinizadores podem não estar presentes nesta época de florescimento atípico, ou caso estejam, podem não estar preparados (formados), prejudicando a etapa da polinização, importantíssima para a reprodução das plantas”, ensina.
Como o florescimento é a máxima expressão da planta, pois dele depende a sua reprodução, ela então “aposta tudo” neste momento, embora antecipado. Direciona todas as suas energias para a produção de flores, visando atrair o maior número de insetos. Isso esgota a planta, acarretando um florescimento posterior, no momento “correto”, muitas vezes menos expressivo.
Enquanto a primavera não chega, quem passa pelas ruas de Pomerode, ainda pode ver alguns ipês, roxos ou amarelos, florescendo e deixando a cidade com um colorido especial.