Geral

Inicia vacinação contra o vírus influenza A (H1N1)

    Dia 08 de março. Esta é a data na qual inicia a Campanha de Vacinação contra o Vírus Influenza A (H1N1) Pandêmico. Dividida em cinco etapas, conforme os grupos de vacinação, deve se prolongar até o dia 21 de maio. Cada etapa compreende um determinado período e grupo(s),…

5 de março de 2010

 

 

Dia 08 de março. Esta é a data na qual inicia a Campanha de Vacinação contra o Vírus Influenza A (H1N1) Pandêmico. Dividida em cinco etapas, conforme os grupos de vacinação, deve se prolongar até o dia 21 de maio. Cada etapa compreende um determinado período e grupo(s), respeitando a prioridade estabelecida, em decorrência da disponibilidade de vacinas.

Manter o funcionamento dos serviços de saúde envolvidos na resposta à pandemia e diminuir o risco de adoecer e o número de mortes associadas à influenza pandêmica nos grupos mais afetados durante a primeira onda, são os objetivos da vacinação. O suprimento de vacinas será efetuado conforme a respectiva etapa e estimativa da composição populacional de cada grupo.

A Secretária de Saúde de Pomerode, Maria Regina, afirma que a meta é alcançar cobertura de vacinação igual ou maior que 80% no município. No Estado, espera-se que 61.187 pessoas sejam vacinadas. O Ministério da Saúde adquiriu as doses da vacina contra o vírus influenza A (H1N1) pandêmico de três laboratórios.

"Os grupos foram definidos conforme o maior número de óbitos pelo vírus. É importante que a população tenha essa precaução e se conscientize, para que se diminua o número e o risco de pessoas que adoecem e morrem em relação ao vírus. Essa é a principal vantagem da vacinação. Cada grupo precisa procurar o seu Posto de Saúde, no período especificado para a vacinação", explica Luís Germano Harmel, Gerente da Vigilância Epidemiológica de Pomerode.

Se a pessoa não se vacinou no período do seu grupo e deixa de fazer parte do grupo elegível, perde o direito à vacinação. Por exemplo: o período para a vacinação da faixa etária de 20 a 29 anos é de 05 a 23 de abril, mas a pessoa não procurou pela vacina nesse período e quando foi se vacinar, já tinha completado 30 anos.

A iniciativa é do Ministério da Saúde, através da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Vigilância em Saúde – SVS, em conjunto com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Notícias relacionadas